Presidente da CNA diz que conectividade amplia acesso do produtor à inovação

Publicado em 15/03/2020 às 11:54

Compartilhe

Na abertura do seminário “Conectividade no Campo: Desafios, Oportunidades e Soluções”, o presidente da CNA, João Martins, afirmou que a conectividade amplia o acesso do produtor rural às inovações tecnológicas, permite avanços na produção e na produtividade, ajuda na preservação do meio ambiente, na educação e na segurança, além de estimular a sucessão familiar.

“O conjunto de tecnologias permite, especialmente, a melhoria dos processos produtivos e torna mais precisa a tomada da de decisão pelo produtor rural”, afirmou João Martins. O evento realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, na quarta (11), foi uma parceria da CNA com o Estadão e com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Além da abertura, ocorreram painéis com casos de sucesso e discussões sobre agronegócio e tecnologia.

Em seu discurso, João Martins citou a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) de uma população mundial de 10 bilhões de pessoas em 2050, com a grande maioria vivendo em centros urbanos e com níveis de renda superiores aos atuais. “Para alimentar toda essa população, mais rica e mais urbanizada, a ONU destaca o Brasil como o maior responsável por responder ao aumento da demanda global das importações de commodities”, ressaltou Martins.

“Os desafios globais e as rápidas mudanças na agropecuária estabelecem a necessidade de os produtores trabalharem com maior eficiência. Para tanto, a CNA acredita que é preciso buscar a convergência entre os diversos atores do agro”, destacou o presidente da CNA.

Para consolidar essa ponte entre a atividade rural e a tecnologia, Martins informou que o Sistema CNA/Senar vem capacitando produtores por meio de assistência técnica e gerencial e cursos profissionalizantes para que se adaptem às novas tecnologias.

No entanto, ressaltou, o país ainda esbarra em problemas de conectividade no campo. Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE, 72% dos estabelecimentos rurais no Brasil, ou 3,6 milhões de propriedades, não têm acesso à internet. Deste total, 50% estão na Região Nordeste.

Desta forma, afirmou o presidente, a presença de especialistas, parlamentares e autoridades no seminário mostra a relevância do tema, para compartilhar experiências, conhecimento e encaminhar demandas “com a perspectiva de um setor rural mais conectado, produtivo e com maior segurança”, concluiu Martins.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira, defendeu a aprovação de um projeto de lei que promova a conectividade no campo, em todo o país, por meio de recursos do Fundo de Universalização do Serviço de Telecomunicações (FUST). “O Brasil precisa ser inclusivo”, afirmou.

Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, a conectividade é um dos maiores gargalos a serem superados para que o setor do agro se desenvolva ainda mais e dê mais contribuições para a economia brasileira. “Mesmo nestas condições, o agro é o setor que mais contribui para o nosso PIB Imaginem se os agricultores brasileiros pudessem usufruir de todo o potencial tecnológico”.

Já o diretor de Projetos Especiais do Estadão, Luís Fernando Bovo, afirmou que a transformação digital e a tecnologia serão os principais aliados para que o Brasil possa alimentar o mundo nas próximas décadas com o crescimento da população mundial.

O secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Vitor Menezes, falou sobre algumas ações do governo para promover a conectividade no campo que, segundo ele, é uma das prioridades nas políticas públicas da pasta.

Na sua avaliação, o Brasil é um dos países mais conectados ao mundo digital na área urbana. “Mas no campo ainda estamos devendo. Nas nossas ações, as prioridades são conectar as pessoas, o campo e as estradas”.

Para o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo, a conectividade fará o agro dar mais um salto importante em ganhos de produtividade. Ele citou um estudo encomendado pelo órgão que prevê a necessidade de 14 mil torres e 5,8 mil antenas para suprir a falta de internet nas propriedades rurais.

Veja também

Festuris

Nomes de peso serão os painelistas do Meeting Festuris

chuva es

Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

corpo de bombeiros

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas de combate a incêndio, ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

aedes aegypti

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya

ronan fisioterapeuta

Justiça acata pedido de cassação de diploma de prefeito eleito em Santa Maria de Jetibá

ifes onibus atolado. 11

Ônibus escolar atola e estudantes precisam empurrar veículo a caminho do IFES

Corrida DM

Corrida de rua em Domingos Martins terá percursos para crianças e adultos

Drums, cymbals, hi hat on a beautiful background in the recording Studio. Room for musicians ' rehearsals. The concept of musical creativity and show business.

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba