Prêmio Elas, em sua segunda edição, destaca 12 iniciativas que promovem o protagonismo feminino no Espírito Santo

Publicado em 12/12/2025 às 08:34

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-12-11 at 14.51.02

A Secretaria das Mulheres (SESM) publicou, nesta terça-feira (9), no Diário Oficial do Estado, a Portaria nº 123/2025, que institui o Comitê Técnico de Promoção da Masculinidade Positiva. O colegiado será responsável por propor diretrizes, metas e ações para políticas públicas que incentivem masculinidades saudáveis, igualitárias e livres de violência.

A criação do comitê integra as estratégias do Governo do Estado para promover a equidade de gênero e enfrentar as violências contra meninas e mulheres. O grupo atuará na elaboração da Política Estadual de Promoção da Masculinidade Positiva, com base em evidências científicas, diagnósticos e experiências nas áreas de direitos humanos, educação, saúde e segurança pública.

Coordenado pela SESM, o comitê será composto por representantes de órgãos estaduais e de instituições da sociedade civil com atuação reconhecida na promoção da equidade, prevenção da violência e fortalecimento de relações respeitosas. A lista de integrantes será definida por portaria específica. A norma também permite a participação de especialistas, pesquisadores e representantes de organismos internacionais convidados.

Anúncio

Entre suas atribuições, o comitê deverá analisar estudos sobre masculinidades, subsidiar tecnicamente a formulação da política estadual, propor metodologias de formação para gestores e servidores, articular instituições públicas e acadêmicas, acompanhar projetos em desenvolvimento e apresentar relatório final com recomendações e minuta da política.

Para o assessor especial da SESM, Odmar Péricles Nascimento, a iniciativa busca estimular novas formas de ser homem na sociedade. “É uma abordagem preventiva, que discute a construção histórica do patriarcado e temas como saúde, paternidade responsável e cuidado. O homem pode questionar o patriarcado e assumir um papel cuidador, mais saudável, emocionalmente inteligente e socialmente responsável”, afirmou.

O comitê terá prazo de 12 meses, prorrogável, para concluir o relatório final. A iniciativa reforça princípios da Agenda 2030 da ONU, especialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 16, e segue orientações da ONU Mulheres sobre o engajamento de homens e meninos na promoção da igualdade de gênero.

Anúncio

Fonte: Assessoria de Imprensa da SESM

Veja também

capa

Escritora de Domingos Martins lança livro inspirado na trajetória de Carolina Maria de Jesus

Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão- foto- divulgação

Aulão gratuito para o Enem arrecada doações para crianças em tratamento contra o câncer em Domingos Martins

COLUNA GATRONOMIA

Bananas flambadas 

Agência Conceição_Linhares_460A1679-1 (1)

Sicoob ES ultrapassa R$ 43 bilhões em ativos e mantém liderança empresarial no Estado

Sem título

Mulher procurada pela Justiça por tráfico de drogas é presa na zona rural de Domingos Martins

proxy

Projeto de agricultores de Boa Esperança conquista Prêmio Biguá Sustentabilidade 2026

image-2-768x620

Após reclamações, coleta de lixo é retomada em Chapéu, Domingos Martins

10327

Investigado por aliciamento sexual de crianças no Paraná é localizado em Domingos Martins