Prefeitura vai investigar descarte de livros escolares em Marechal Floriano
Publicado em 23/03/2017 às 01:11
Fotos de centenas livros, alguns com as embalagens lacradas, jogados no chão do Centro de Reciclagem de Marechal Floriano, tomaram as redes sociais e os grupos de Whatsapp da Região Serrana, nesta quarta-feira (22).
As imagens mostram exemplares em bom estado, que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) dos anos de 2016, 2017 e 2018, jogados no chão do local. Em outras fotos, é possível ver coleções completas das disciplinas de português e matemática.
As embalagens ainda contêm informações como o nome da editora, quantidade e destinatários dos colégios EMEF Professor Nicolau Krohling e EMEF Victor Hugo, além do EMEF Chaves, de Santa Leopoldina, e EEEFM São Luis, de Santa Maria Jetibá.
Pais de estudantes do município informaram ao Montanhas Capixabas que alguns dos livros descartados, que aparecem nas imagens, são similares aos utilizados pelos filhos neste ano letivo de 2017.
A secretária de Educação de Marechal Floriano, Édia Klippel, explicou que os livros são exemplares que as editoras doam para divulgação e propaganda do material didático. “Esses exemplares não seriam usados na sala de aula, por isso foram descartados”, alegou.
A secretária garantiu que irá investigar se algum exemplar que ainda poderia ser usado em escolas do município foi descartado incorretamente. “Vamos apurar se houve ato irresponsável de alguém que possa ter descartado livros que poderiam ser usados por alunos”, afirmou.