Prazo para renovar registro de atividade florestal no ES vai até 31 de março

Publicado em 07/01/2026 às 10:28

Compartilhe

registro de atividade florestal

Foto: Divulgação/Idaf

Empresas e pessoas físicas que atuam com produtos ou subprodutos florestais no Espírito Santo precisam ficar atentas ao prazo para a renovação do Certificado de Registro de Atividade Florestal (CRAF). O procedimento, obrigatório e anual, deve ser realizado até o dia 31 de março junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal.

A atuação sem o registro regularizado pode resultar em sanções administrativas, como autuação, embargo, interdição das atividades e apreensão de materiais. As penalidades financeiras variam, em média, de R$ 840,00 a cerca de R$ 45 mil, conforme a infração identificada.

O processo de renovação começa com o acesso ao módulo público do Simlam, onde o responsável deve cadastrar o requerimento digital. Em seguida, é necessário efetuar o pagamento do Documento Único de Arrecadação (DUA), referente à taxa anual de registro e renovação de produtores, consumidores e extratores de produtos florestais. Com a taxa quitada, o solicitante deve acessar o Portal ES.GOV, preencher o formulário específico do CRAF, anexar a documentação exigida e concluir a solicitação, que é encaminhada automaticamente ao Idaf.

Caso a atividade tenha sido encerrada, o cancelamento do registro também deve ser solicitado formalmente, por meio do mesmo portal, garantindo a regularização da situação junto ao órgão ambiental.

  • Serviço
  • Renovação do Certificado de Registro de Atividade Florestal (CRAF)
    Período: de 1º de janeiro a 31 de março

Quem deve renovar: pessoas físicas e jurídicas que exploram, beneficiam, consomem, transformam, industrializam, utilizam ou comercializam produtos ou subprodutos florestais. Isso inclui, entre outros, comércios de madeira e carvão vegetal, fábricas de móveis e esquadrias, empresas da construção civil, estabelecimentos consumidores de lenha, como secadores de café, granjas, padarias e restaurantes com fogão a lenha.

Fonte: Idaf

Veja também

5-anos-de-vacina-contra-a-covid-19

Cinco anos de vacina contra a Covid-19: mesmo após a pandemia, vacinação ainda é importante

Projeto do Ismael (7)

Incaper desenvolve projeto com plantas bioativas para criação de bioherbicidas sustentáveis

Trabalhador-funcionario-emprego-Freepik.

Como garantir a permanência de profissionais talentosos é tema de palestra no Senac de Venda Nova do Imigrante

CARNE_FREEPIK.

Mais quatro frigoríficos brasileiros são habilitados pelo Vietnã para exportar carne bovina

WhatsApp Image 2026-01-14 at 4.18.26 PM

Militares realizam importante apreensão em Santa Maria de Jetibá

WhatsApp Image 2026-01-15 at 00.13.38

Carreta com carga de algodão tomba na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-01-13 at 16.10.23

Projeto vai fornecer sementes da Mata Atlântica para agricultores capixabas implantarem agroflorestas

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1

EUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 países