Prazo para pagamento do Simples Nacional é prorrogado

Publicado em 21/04/2021 às 10:17

Compartilhe

Mais uma vez o prazo para o pagamento dos tributos mensais referentes aos meses de março, abril e maio serão prorrogados para as empresas optantes pelo Simples Nacional. A medida do Governo Federal tem como objetivo adiar os pagamentos por até três meses, possibilitando que os contribuintes possam parcelar o valor em até duas vezes, em quotas iguais. 

Isso significa que o tributo de março, com vencimento em 20 de abril poderão ser pagos em duas quotas iguais, nos dias 20 de julho e 20 de agosto. Já o tributo de abril, poderá ser pago em duas parcelas nos meses de setembro e outubro; e o de maio será pago nos meses de novembro e dezembro.

“Cerca de 277mil micro e pequenas empresas no Espírito Santo podem aderir a essa prorrogação de prazos, no entanto, devem ficar atentos às finanças para que a facilidade não venha se tornar um problema posteriormente”, destaca o gerente de acesso ao crédito do Sebrae/ES, Eduardo Simões, que preparou quatro dicas importantes que o empreendedor deve levar em consideração para aderir aos novos prazos permitidos de pagamento dos tributos. Confira:

Prorrogação de prazos não é isenção

A prorrogação é apenas um adiamento do prazo de pagamento dos tributos e não uma isenção dos mesmos. Diferente da medida anterior, esta prorrogação permite o parcelamento desses valores. É importante ressaltar que a prorrogação não é obrigatória ao empreendedor, e sim opcional, ou seja, fica a critério do mesmo..

Esteja com as finanças organizadas

Adotar essa possibilidade de postergar o pagamento só será benéfico se o empreendedor estiver com as contas organizadas para quitar os débitos no período estabelecido. Por isso, se deseja prorrogar os pagamentos de março, por exemplo, você deve estar preparado financeiramente em julho para pagar o tributo completo do mês de junho, mais a primeira parcela do mês de março, e assim, sequencialmente, até o final do ano.

Não atrase os pagamentos

É importante lembrar que além da organização financeira, o empreendedor esteja atento às datas de vencimento do tributo, pois o atraso no pagamento vai gerar juros e multas ao empreendedor, e o que deveria ser facilidade, pode se transformar em um problema financeiro.

Conte com o Sebrae

Em caso de dúvidas, o Sebrae tem uma equipe de atendimento preparada para te dar todo o suporte através do 0800 570 0800 ou do Whatsapp 27 3041-5500.

Veja também

97723

INSS: pagamento de até um salário mínimo começa nesta sexta-feira (24)

97721

INSS: prazo para fazer prova de vida acaba em menos de uma semana

97719

Tempestade Sam ganha força e deve se tornar furacão nesta sexta-feira, nos EUA

2309-unplash

Como a Covid 19 afeta a educação dos alunos? 

97710

Bolsonaro diz que Boris Johnson quer acordo “emergencial” para venda de alimento

97708

Criptomoedas são declaradas ilegais na China e Bitcoin cai quase 8%

97706

Ministério do Turismo age para estimular novos negócios no setor turístico

97704

Polícia prende 28 suspeitos de estuprar adolescente de 15 anos na Índia