Pico da Bandeira: o Monte Everest capixaba

Publicado em 17/07/2019 às 14:40

Compartilhe

Assim como o Monte Everest é o pico mais alto do mundo, o Pico da Bandeira é o monte mais alto do Espírito Santo. Enquanto o Everest, que fica no Nepal, na Ásia, possui 8.848 metros de altitude, o Pico da Bandeira, na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, possui 2.892 metros de altitude e é o terceiro ponto mais alto do Brasil.

O monte mais alto e famoso do mundo é coberto de gelo, e chegar até o topo é o maior desafio dos alpinistas. Já no Espírito Santo, muitas pessoas também sobem até o topo, que não é coberto por neve, mas atualmente tem registrado temperaturas abaixo de zero.

Na última semana (09), Pedro Antônio Custódio da Silva, o Pedrão do Brasil, 58 anos, registrou a temperatura de -8ºC no primeiro acampamento do Parque Nacional do Caparaó, que dá acesso ao Pico da Bandeira. O frio congelou garras de água, iogurte e até as barracas. “A sensação é de como estivesse um frio de – 15ºC”, afirma.

No último domingo, um turista de 44 precisou ser resgatado pelo helicóptero do Notaer, da Polícia Militar, no Pico da Bandeira, com sinais de hipotermia, que é quando a temperatura do corpo perde calor mais rápido do que pode produzir. Foi usada uma maca para transportar o turista com a ajuda do helicóptero.

DESAFIO – Se o Pico da Bandeira é considerado difícil, o Monte Everest não é para amadores. Nesta última temporada o local recebeu um grande número de alpinistas. Até maio de 2019, o governo do Nepal havia registrado mais de 380 licenças de interessados em escalar a montanha mais alta do mundo, o que resultou em filas enormes de pessoas aguardando para alcançar o seu cume. 

Everest

Um infográfico publicado no Betway Insider mostra que chegar ao topo do Everest é um grande desafio, e a escalada exige força mental e física. São mais de 8,8 mil metros de altitude a serem vencidos, num percurso com inúmeros perigos, que deve ser trilhado suportando uma baixíssima concentração de oxigênio no ar e uma alta carga de equipamentos a ser carregada. Mas a recompensa, segundo aqueles que já venceram esse desafio, é indescritível.

De acordo com especialistas ouvidos pela equipe de conteúdo da empresa de cassino online Betway, vencer o desafio de chegar ao topo da montanha mais alta do mundo requer curso avançado de escalada em neve, gelo e rocha, além de experiência em alpinismo de grandes altitudes. Escalar outras montanhas mais ‘fáceis’, como Denali, Cho Oyu e Manaslu, ajuda no aprendizado.

Moradores registram geada na Região Serrana

Nos últimos dias, moradores de diversas localidades da Região Serrana têm registrado temperaturas perto de zero grau. Em alguns pontos altos, chegou a gear. No Hotel Fazenda Monte Verde, que fica na divisa entre Domingos Martins e Vargem Alta, o gerente Paulo Uliana informou que foi registrado 1º C. O gramado do campo de golfe ficou coberto por uma fina camada de geada. 

Monte Verde

 Em Alto Castelinho, Vargem Alta, o casal Evandro Sérgio Rissi e Valdineia Mazzoco filmou e fotografou um gramado ao lado da casa deles congelado. Segundo eles, a temperatura chegou perto de zero grau e é comum, durante o inverno, essa queda brusca da temperatura. 

Evandro

 Na região de Forno Grande, em Venda Nova do Imigrante, o morador Paulo Schiavo também registrou geada no pasto em sua propriedade na última semana. As temperaturas se aproximaram de zero grau e uma fina camada banca cobriu as pastagens. 

Paulo Schiavo

 O QUE É A GEADA – De acordo com o Climatempo, a geada é um fenômeno tipicamente de dias muito frios, em geral com temperatura do ar abaixo de 5° C. A geada é o congelamento do orvalho sobre qualquer superfície. A camada de gelo que se forma danifica a pintura dos carros e outros metais e queima a vegetação, podendo causar grandes prejuízos para a agricultura e pecuária dependendo de sua intensidade e frequência de ocorrência.

A geada branca é a mais comum e, quando acontece com moderada a forte intensidade, deixa os gramados e os capôs dos carros branquinhos. Este é um fenômeno típico de noites calmas, com vento fraco, com pouca ou nenhuma nebulosidade no céu.

A geada branca derrete pouco a pouco com o calor do sol. Quando há muita geada, numa grande área, o derretimento pelo sol cria uma paisagem esfumaçada, como se muitas chaminés estivessem soltando fumaça. Telhados e gramados ficam enfumaçados.

geada

Já a geada negra é a queima da vegetação por ação de ventos frios muito fortes. Pode ocorrer mesmo durante o dia. É um fenômeno pouco comum associado com a ocorrência de ventos moderados a fortes e muito frios provocados pela chegada de fortes massas frias de origem polar. Quando ocorre a geada negra, a vegetação fica escurecida, com aspecto queimado. A geada negra é muito mais danosa do que a geada branca, pois queima a seiva no interior das plantas, o que impede a sobrevivência da planta.

TEMPERATURAS NO ESTADO E NA REGIÃO SERRANA – De acordo com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta quarta-feira(17), com a passagem da frente fria, o tempo fica nublado em todo Espírito Santo. Previsão de chuvisco em alguns momentos por toda a faixa litorânea e em alguns trechos das regiões Sul e Serrana. Não chove nas demais áreas. Temperaturas em declínio por todo o Estado e o vento sopra com moderada intensidade pelo litoral.

Na Região Serrana, a previsão é de muitas nuvens e previsão de chuvisco em alguns trechos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 15 °C e máxima de 23 °C. Nas áreas altas: mínima de 11 °C e máxima de 16 °C.

 

Veja também

capa foto 28

Domingos Martins realiza primeira Olimpíada Martinense de Matemática e premia jovens talentos

CAPA_COLUNA_SOCIAL

Estudantes de Domingos Martins são premiados na Olimpíada Martinense de Matemática

Macro of mosquito (Aedes aegypti) sucking blood close up on the human skin. Mosquito is carrier of Malaria, Encephalitis, Dengue and Zika virus

Amanhã é o Dia D: Ministério da Saúde convoca a população para mobilização nacional contra a dengue neste sábado (14)

prisão freepik

Homem tenta escapar da polícia pelos telhados e acaba preso em chaminé nos EUA

calendario_eventos_2025

Setur apresenta o Calendário de Eventos 2025 com uma programação ainda mais diversificada

Selo Transparência 2[1]

Prefeitura de Marechal Floriano é certificada com ‘Selo Ouro’ em transparência

53543424679_1735f7c981_o

Incêndios florestais empobrecem a diversidade da Amazônia

IMG_20241205_092952_4-800x445

Estrada do Caracol vai ganhar pavimentação em Marechal Floriano