PIB do agronegócio cresce 2,4% de janeiro a novembro de 2019

Publicado em 16/02/2020 às 13:20

Compartilhe

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 2,4% de janeiro a novembro de 2019, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em economia Aplicada (Cepea/USP).

O resultado foi impulsionado pelo segmento de insumos, que teve alta de 6,42%, seguido por agrosserviços (4,57%) e agroindústria (3,93%). A atividade primária foi a única com desempenho negativo (-4,12%).

A pecuária continuou puxando a expansão do PIB do agro. No acumulado de 11 meses no ano passado, o setor teve crescimento de 17,19%, com resultado positivo em todos os elos da cadeia produtiva.

“Ao longo de 2019, os preços dos produtos do ramo pecuário tiveram alta significativa, refletindo a aquecida demanda por carne no mercado externo em decorrência da Peste Suína Africana (PSA). Além disso, registrou-se bom desempenho das produções de bovinos, suínos, ovos e leite no País”, diz o estudo CNA/Cepea.

Já o ramo agrícola teve queda de 3,06% no período de janeiro a novembro. “O elevado custo de produção em 2019 pressionou significativamente o PIB do segmento primário agrícola. Somada à elevação do custo de produção, 2019 foi marcado por queda de preço de produtos como algodão, mandioca, café e soja, comparativamente ao ano anterior”, explica a publicação.

Em novembro, o PIB do agronegócio cresceu 1,27%, com expansão de todos os segmentos: insumos (0,12%), primário (0,86%), agroindustrial (1,17%) e agrosserviços (1,71%).

Veja também

IMG_2293 (2)

Gêmeos capixabas conquistam pódios no International Open de Jiu-Jitsu

Captura de tela 2025-11-17 094421

Governo entrega barracas de feira e reforça estrutura da agricultura familiar em Pedra Azul

HQF_5391

Governo do Estado promove recepção de novos professores efetivos da Sedu

Imagem do WhatsApp de 2025-11-17 à(s) 11.53.28_09587a35

Coral que se apresentou ao Papa e na Casa Branca chega ao ES

toms0114

Enem 2026 será utilizado para avaliação da educação básica

capa

Depósito com cerca de 100 veículos abandonados em Domingos Martins escondia focos de mosquito

Design Marcel Carone1

Quando o governo inclui, a sociedade avança

enem 2 dia

Enem 2025: confira orientações para o 2º dia de provas