Paris: Banhos serão permitidos no rio Sena após 100 anos

Publicado em 05/09/2023 às 10:38

Compartilhe

torre-eifel

Foto: Getty Images

Há cem anos é proibido nadar no Sena,  em Paris. Mas isso está prestes a mudar: a cidade estabeleceu um prazo para transformar o rio e as ruas nos arredores em um palco impecável para as Olimpíadas de 2024.

As autoridades de Paris trabalham desde 2015 para melhorar a qualidade do rio. Em 2018, já com as Olimpíadas em mente, a prefeitura elaborou um plano para melhorar o tratamento de águas residuais, com a construção de um tanque de água de 46 mil metros cúbicos sob um jardim público na margem esquerda.

Além disso, há um programa de plantio para aumentar a vegetação das margens do Sena, o que ajudará a diminuir o fluxo de água, permitindo que o excedente seja absorvido pelo solo. E o resultado está sendo positivo: os relatórios apontam que três eventos olímpicos e paraolímpicos já estão confirmados para acontecer na hidrovia histórica.

Porém, não serão apenas  áreas de natação temporárias. Até 2025, os pontos de banho ao longo do Sena serão acessíveis a partir do cais. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou que serão pelo menos três áreas de natação: Bras Marie, Bras de Grenelle e Bercy. Fora essas, 20 outros possíveis locais foram catalogados na grande região de Paris. As informações são de Viagem e Turismo.

o momento, já existem alguns canais e piscinas ao longo do Sena onde o mergulho é permitido; a principal delas é a do lago artificial Bassin de la Villette, inaugurado em 2017. Mas, ainda é proibido (e perigoso) nadar nas demais partes do rio e quem tentar pode receber uma multa de 38 euros (aproximadamente R$ 203), ou alguma infecção por conta da água.

Fonte: Portal IG

Veja também

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem

geral-16-04-freepik

Participantes do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção no Enem

geral-15-04-ft-div-gov-es-1

Regional de Domingos Martins abre Jogos Escolares do Espírito Santo

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

Todos somos seres humanos