Parceria entre Incaper e cooperativa fortalece e beneficia a produção de cafés especiais no sul do Estado

Publicado em 29/12/2023 às 09:50

Compartilhe

incaper-29-12

A produção de cafés de qualidade, ou especiais, tem sido resultado de um grande incentivo que a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado (Cafesul), com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), tem prestado aos produtores rurais do sul do Espírito Santo.

Essa parceria foi reforçada durante um encontro realizado na última semana, com o objetivo de debater sobre as ações que ambos têm concretizado, especialmente no município de Muqui, sede da cooperativa.

O extensionista do Escritório Local do Incaper em Muqui, Tassio da Silva de Souza, ressaltou que uma das novidades é que, em breve, a unidade de provas da Cafesul será vinculada ao Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (CecafES).

“Para isso, já estão a caminho 200 mil revertidos em equipamentos modernos para processar os cafés que vão potencializar os resultados sensoriais que acontecem aqui, trazendo agregação de valor e confiabilidade para os cafés da região”, salientou Tássio de Souza.

A gerente da Cafesul, Natércia Bueno Vencioneck Rodrigues, contou também que, recentemente, mais de 20 mulheres adquiriram kits com maquinários entregues pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), para que possam entregar mais qualidade aos cafés.

“Nós sempre desenvolvemos projetos com mulheres cooperadas e não cooperadas, proporcionando o protagonismo delas dentro da cafeicultura e também na agricultura, já que incentivamos a diversificação também. Em 2016, elas optaram por trabalhar de forma prioritária com café e o Incaper se tornou um grande parceiro nesse quesito, nos dando todo suporte para a qualidade dos cafés. De lá pra cá, as mulheres galgaram novos passos”, disse Natércia Vencioneck.

O presidente da Cafesul, Renato Theodoro, afirmou que a Cooperativa vem trabalhando a qualidade de café desde 2010, além de buscar projetos estruturantes e mercados para eles. “Aproveito para citar o sucesso na Semana Internacional do Café (SIC). Das 30 amostras de cafés que foram para a final, 11 eram de cooperados e cooperadas. Na fase sequente, das 15 amostras tiveram, seis eram da Cafesul e uma delas ficou em terceiro lugar”, destacou Theodoro.

“Nosso laboratório, que funciona em parceria com o Incaper, é possível com que a qualidade dos cafés seja testada e ajustada pelos produtores durante a colheita, para obtermos excelentes resultados. Isso demonstra a consistência do trabalho que eles estão fazendo. Ano após ano, a gente leva as amostras dos cafés dos nossos cooperados às fases finais”, complementou o presidente da Cafesul.

O diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, reforçou para os colegas da Cafesul que a instituição tem direcionado as suas ações também para o incentivo à melhoria continuada da qualidade dos cafés e para o protagonismo e autonomia dos produtores rurais.

“O mercado tem buscado, cada vez mais, cafés com qualidade superior. Sabemos que, há algum tempo, o café tem deixado de ser commodity e está entrando para uma linha diferenciada de produtos. Nesse cenário, no cooperativismo vimos pessoas com interesses em comum colaborarem entre si, em que os cooperados são os ‘donos do negócio’. O nosso apoio sempre seguirá nessa direção”, pontuou Fiorot.

Fonte/Foto: Incaper

Veja também

geral-15-04-ft-GOV-FAB

FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

geral-15-04-ft-reproducao

Inmet emite alerta de ciclone extratropical e chuva intensa no sul do Brasil

geral-15-04-ft-Agencia-Brasil

Terceiro lote do abono salarial PIS/Pasep é pago nesta segunda-feira

agro-15-04-Tatiana-Caus-Incaper

Jardim Clonal Superadensado de Marilândia é exemplo de como plantar mais em espaço reduzido

chagas

Brasil investe em pesquisa e luta pela sua eliminação como problema de saúde pública

futebol-nas-montanhas

Hoje a bola rola para 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Masculino nas montanhas

cafe

No Dia Mundial do Café, conheça curiosidades da segunda bebida mais consumida no mundo

arroz

Conheça as principais diferenças nutricionais de três tipos de arroz