Para fugir de críticas, Bolsonaro sugere passar Petrobras para Mourão

Publicado em 11/10/2021 às 13:21

Compartilhe

99939


source
Bolsonaro e Mourão
Reprodução: iG Minas Gerais

Bolsonaro e Mourão

Em viagem no Guarujá, litoral paulista, o presidente Jair Bolsonaro conversou com apoiadores e disse que “se pudesse” passaria o comando da Petrobras para o seu vice, Hamilton Mourão. Bolsonaro reclamou das críticas que sofre em relação ao preço dos combustíveis, mas segue afirmando que não interfere na política da empresa. 

“O dólar está diretamente ligado ao preço do combustível por lei. Eu tenho que cumprir a lei. Eu não mando na Petrobras. Eu quero… Se eu pudesse eu passava a Petrobras para o Mourão administrar, ‘olha, se aumentar combustível quem manda é o Mourão’”, disse.

Bolsonaro afirmou que não vai “congelar os preços na canetada”, e que sua responsabilidade passa apenas por indicar o presidente da estatal. Em fevereiro, ele indicou o general Joaquim Silva e Luna para o comando da petroleira.

“Eu indico o presidente [da Petrobras], mas eu não posso segurar preços de combustíveis. Ou melhor, o presidente não pode segurar. Ele responde civil e criminalmente”, disse.

Leia Também

O presidente não nega que os preços estão elevados e voltou a sugerir a criação de um fundo para compensar altas repentinas no preço dos combustíveis e do gás de cozinha. 

“Está caro o combustível, ainda mais em um país que produz mais de 3 milhões de barris de petróleo [por dia], mas a legislação fala na paridade do preço lá de fora. Não precisava ser assim. Não temos um fundo compensador para a variante do preço do combustível e todo mundo paga essa conta. Eu não posso rasgar contratos”, declarou. 

“O Arthur Lira está nos ajudando, tem um projeto nesse sentido para regulamentar uma emenda constitucional de 2001. Parece que não teremos sucesso”, disse Bolsonaro sobre uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tramita no Congresso para mudar o regime de cobrança do ICMS.

Veja também

© Washington Alves/COB/Direitos Reservados

Basquete: Brasil derrota Chile nas Eliminatórias da Copa do Mundo

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Covid-19: ministro anuncia proibição de voos oriundos de seis países

© Felipe Oliveira/EC Bahia/Direitos Reservados

Brasileiro: Bahia derrota Grêmio por 3 a 1 e deixa Z4

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Não há casos da nova variante identificados no Brasil, diz ministério

© Fernando Brito/MS

Fiocruz pede inclusão de BioManguinhos como produtor de IFA nacional

106933

Chineses ignoram governo e usam criptomoedas para mandar dinheiro para o Japão

106931

INSS: Normas temporárias para concessão de auxílio é constitucional, decide STF

106929

Campos Neto diz que inflação vai melhorar a partir de 2022