Palestras estimulam produtoras rurais a participarem da Comissão das Mulheres do Agro Capixaba

Publicado em 06/07/2024 às 05:10

Compartilhe

mulheres-agro

Produtoras rurais do Espírito Santo se reuniram em três cidades do interior do estado em encontros que visam estimular a criação e participação das produtoras na Comissão das Mulheres do Agro Capixaba.

Realizadas pela Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), o intuito das reuniões é primeiramente apresentar a Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e, dessa forma, fomentar a ideia de uma comissão estadual.

As palestras são ministradas pela representante capixaba da Comissão Nacional e presidente do Sindicato Rural de Guarapari, Mariana Paganini. “Esse projeto de mobilização tem como objetivo estimular a participação ativa das mulheres. Apresentamos uma ‘palestra dinâmica’, iniciativa que promove um formato interativo e participativo, adaptando-se ao ritmo e à colaboração das convidadas durante o evento”, explica.

Até o momento, os encontros aconteceram em Irupi, na região do Caparaó, Itarana e Baixo Guandu, no noroeste do estado. Vinculadas ao agro e ao sistema sindical rural, as convidadas são ouvidas, a fim de que seus relatos sejam utilizados para estruturar o Plano de Ação da Comissão Estadual. “A ideia é ajustar o modelo da Comissão da CNA para a nossa realidade”, ressalta Mariana.

Comissão das Mulheres do Agro

Estruturada por representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados, a Comissão Nacional das Mulheres do Agro visa aumentar a participação das mulheres no Sistema Sindical, além de desenvolver a capacidade de liderança no setor agropecuário.

A representante capixaba explica a necessidade de fazer com que a voz dessas mulheres seja ouvida. “Frequentemente, essas mulheres não reconhecem sua própria identidade, especialmente em um ambiente predominantemente masculino onde o machismo estrutural é uma realidade. É aqui que entramos, pois buscamos dar visibilidade à Mulher do Agro”, aponta Mariana.

O Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais realiza os encontros no estado, visando a futura criação da Comissão das Mulheres do Agro Capixaba, que também contará com a colaboração do Sistema.

Fórum da Liderança Sindical Feminina

A CNA realizará no dia 3 de julho, o Fórum da Liderança Sindical Feminina, na sede em Brasília (DF), com o objetivo de ampliar as oportunidades de atuação feminina nos cenários políticos, técnicos e institucionais.

O evento, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, vai reunir as representantes das Comissões Estaduais das Mulheres do Agro, incluindo Mariana Paganini como representante do Espírito Santo, além de lideranças sindicais rurais femininas.

De acordo com a presidente da Comissão, Stéphanie Ferreira, o fórum é um marco para o movimento sindical rural feminino no Brasil. “É a oportunidade de promover a interação entre todas as mulheres que trabalham nos seus estados e municípios pela ampliação do protagonismo sindical feminino”, destaca.

A programação conta com a realização de painéis em formato de mesa redonda e uma oficina sobre representatividade rural. O evento terá, ainda, um espaço de vivência, onde as participantes vão poder trocar experiências e ter mais informações sobre a participação das mulheres no setor agropecuário brasileiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta