Operação reprime organização criminosa responsável por tráfico e lavagem de dinheiro no Espírito Santo

Publicado em 20/06/2024 às 12:12

Compartilhe

policia-20-06-ft-policia-federal

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/ES, com o apoio da Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira (20/6), a Operação Mosaico, com objetivo de desarticular associação criminosa que atua no tráfico de drogas, armas, associação ao tráfico, lavagem de dinheiro, corrupção, falsificação de documentos, dentre outros crimes.

Cerca de 230 policiais federais estão cumprindo 72 mandados judiciais, expedidos pela 1ª Vara Criminal de São Mateus, em endereços de dez estados da Federação: Espírito Santo, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia. Do total de mandados expedidos, sete são de prisão preventiva e 65 de busca e apreensão.

Além da desarticulação das atividades ilícitas, a ação também visa descapitalizar o grupo criminoso. Foi determinado judicialmente, ordens para bloqueio de contas de investigados até o limite de mais de R$ 184 milhões, bem como para sequestro de nove imóveis, 21 veículos e três motos aquáticas.

A investigação teve início no mês de dezembro de 2021, após a deflagração da Operação Quinta Roda realizada pela Polícia Federal, ocasião em que ocorreu uma grande apreensão de cocaína destinada ao estado do Espírito Santo.

Após o compartilhamento de provas, na investigação foi descoberto organização criminosa instituída por diversas pessoas com foco no tráfico de drogas, armas, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.

Posteriormente, visando a ampliação e aprofundamento das investigações, o caso foi levado para a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado-FICCO, que , no decorrer dos trabalhos multidisciplinares, identificou vários núcleos criminosos. Os dois principais investigados se dedicavam ao tráfico de armas e drogas, tendo o Espírito

Há, também, atuação na falsificação de documentos públicos, especialmente na confecção de carteiras de identidade ideologicamente falsas para foragidos da justiça e pessoas integrantes do grupo criminoso.

Os recursos financeiros ilícitos adquiridos com a prática dos crimes eram lavados por meio de empresas de fachada, investimentos em imóveis, carros de luxo, com utilização de pessoas laranjas, procedimentos típicos de ações para lavagem de dinheiro.

Durante as investigações, foram identificadas diversas negociações de armas de fogo e drogas, sendo algumas, inclusive, objeto de flagrantes em ações da PRF e de polícias de outros estados.

A organização criminosa contava com o apoio de agentes e ex-agentes públicos (membros de forças de segurança pública), funcionários de cartórios e de outros órgãos públicos para a empreitada criminosa, demonstrando a periculosidade e nível de articulação do grupo investigado.

O auxílio de agentes públicos corrompidos se mostrou importante para a atividade criminosa, na medida em que algumas ações policiais foram vazadas antecipadamente, mandados de busca deixaram de ser cumpridos adequadamente, documentos ideologicamente falsos foram confeccionados, informações sigilosas de bancos de dados públicos foram passadas para criminosos, movimentações de presos dentro do sistema prisional foram encomendadas, além de diversas outras ações decorrentes dos desvio de conduta dos servidores.

Os investigados poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelas práticas dos delitos de lavagem de dinheiro, associação para o tráfico de drogas, tráfico interestadual de drogas, organização criminosa, corrupção, comércio ilegal de arma de fogo e falsificação de documentos públicos.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/ES é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Espírito Santo, Polícia Civil do Espirito Santo, Guardas Civis de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana-ES e Secretária de Segurança Pública do Espírito Santo.

Fonte e fotos: Polícia Federal

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-11-11 à(s) 07.03.12_27742f13

Jovem de Santa Leopoldina se encontra com Príncipe William durante o maior programa ambiental do mundo

Imagem do WhatsApp de 2025-11-10 à(s) 22.05.40_99c71234

Teatro em escolas ensina estudantes das montanhas capixabas sobre o uso consciente da água

Renato-Theodoro ok

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30

111

Governo do Estado entrega 150 barracas de feira para fortalecer a agricultura familiar em oito municípios capixabas

7e1b73d2-536c-4c02-b451-7840b3020f90

PRF flagra adolescente de 14 anos dirigindo carro com sete familiares na BR-101, na divisa entre ES e RJ

11818

Tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

_mg_1314

Confira a íntegra do discurso de Lula na abertura da COP30, em Belém

18066a45c6ec04a66826810a2489ff57_lg_original_

Espírito Santo domina Coffee Of The Year com 11 cafés capixabas entre os 15 melhores do Brasil