Operação apreende mais de uma tonelada de produtos suínos irregulares 

Publicado em 07/09/2023 às 16:14

Compartilhe

Operacao-apreende-mais-de-uma-tonelada-de-produtos-suinos-irregulares-

Cerca de 1.300 quilos de produtos suínos sem comprovação de origem, sem rótulo, sem identificação de inspeção e sem nota fiscal foram apreendidos na última terça-feira (5) durante operação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Polícia Federal, Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto e Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A ação foi realizada após denúncia e investigação de local com criação de suínos irregular – sem cadastro na defesa estadual -, abate clandestino e fornecimento do produto em restaurante no município de Ribeirão Preto.

Na propriedade não cadastrada, foi encontrada uma criação com cerca de 100 suínos não registrados e sem procedência confirmada. Também foram encontrados equipamentos rústicos para realizar o abate dos animais, equipamentos precários para escaldagem e câmara fria para armazenamento.

Os animais abatidos no local eram destinados para o restaurante do mesmo proprietário. Na ocasião, o Mapa interditou e autuou o local de abate clandestino, a defesa agropecuária estadual emitiu termo de fiscalização e autuou o responsável, contabilizando multa a cada animal irregular, e a vigilância sanitária realizou a apreensão dos produtos e autuou o restaurante.

Os produtos apreendidos serão descartados de forma correta e o estabelecimento responderá a processo administrativo sobre desvios relacionados à estrutura e higiene do local.

Participaram da operação auditores fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção sanitária de produtos de origem animal, do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal e do Serviço de Fiscalização e Coerção ao Trânsito e Comércio Irregular, veterinários da vigilância sanitária de Ribeirão Preto, fiscais estaduais de defesa agropecuária e policiais federais.

Fonte: Mapa

Veja também

agro-28-05-ft-incaper-divulgacao-morango

Domingos Martins recebe capacitação sobre cultivo semi-hidropônico de morango

CAPA_COLUNA_SOCIAL

Políticos e moradores acompanham abertura da colheita do café arábica em Marechal Floriano

agro-28-05-ft-divulgacao-seag

Governador abre a colheita do café arábica em Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A comemoração dos 489 anos de Vila Velha teve show de inclusão e do Alemão do Forró

turismo-28-05-ft-divulgacao-setur

Projeto transforma Estrada de Ferro Leopoldina em polo turístico no Espírito Santo

mundo-27-05-ft-FRT-papa-guine

Mais de 2.000 foram soterrados em deslizamento em Papua-Nova Guiné

mat-paga-mundo-27-05

Dicas Infalíveis para Encontrar o Melhor Site de Poker: Uma Análise Profunda

politica-27-05-ft-Tania-Rego

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias