O presidente da Síria promete recorrer à força para erradicar o “terrorismo”

Publicado em 02/12/2024 às 10:57

Compartilhe

syria-flag-3d-rendering-flag-ghana-sun-backortund

Foto: Freepik

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, declarou neste domingo (1º) que usará a força para combater e eliminar o “terrorismo”, conforme relatado por um veículo oficial de comunicação, após uma ofensiva rápida realizada por grupos rebeldes liderados por islamistas.

“O terrorismo só compreende a linguagem da força, e é com essa linguagem que o enfrentaremos e o eliminaremos, independentemente de quem sejam seus apoiadores e financiadores”, afirmou Assad, segundo a agência de notícias estatal Sana, durante uma conversa telefônica com um representante da Abkhazia, uma região separatista pró-Rússia na Geórgia.

Enquanto isso, o enviado especial da ONU para a Síria, Geir O. Pedersen, alertou neste domingo (1º) sobre as graves consequências dos combates entre forças rebeldes e o Exército sírio para a estabilidade regional e internacional.

“Apelo por um compromisso político urgente e sério — tanto das partes sírias quanto da comunidade internacional — para evitar mais derramamento de sangue e buscar uma solução política com base na Resolução 2254 do Conselho de Segurança, adotada em 2015”, disse Pedersen em um comunicado. Ele acrescentou que “os acontecimentos recentes representam sérios riscos para os civis e implicações significativas para a paz e segurança regional e global”.

Na última quarta-feira, uma coalizão de grupos rebeldes, liderada por facções islamistas, lançou uma ofensiva relâmpago que resultou na tomada de grande parte da cidade de Aleppo, a segunda maior da Síria, pela primeira vez desde o início da guerra em 2011.

Os insurgentes conduziram a operação contra as forças do regime de Bashar al-Assad, que contam com o apoio da Rússia e do Irã, no noroeste do país. Durante o avanço, os rebeldes assumiram o controle de dezenas de localidades antes de alcançar Aleppo, conhecida como o centro econômico da Síria.

Fonte: Portal do IG

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta