O auge e o fiasco do ChatRoulette

Publicado em 20/08/2020 às 11:13

Compartilhe

O Chatroulette é um bate-papo anônimo na web com uma história incrível e muito complicada. Foi uma das roletas de bate-papo mais antigas e populares do mundo. Mas, por alguma razão, perdeu rapidamente seu público leal e rapidamente cedeu seu lugar a outros recursos semelhantes. Como e por que isso aconteceu, continue lendo.

Uma história do ChatRoulette — de ascensão rápida a queda abrupta

O bate-papo por vídeo Chatroulette foi lançado em novembro de 2009. O mais curioso é que ele foi criado por um estudante comum de Moscou Andrei Ternovskem sua casa em apenas dois dias. Segundo o próprio desenvolvedor, essa ideia foi impulsionada pelo surgimento da função de videoconferência no Skype. O moscovita, por outro lado, criou uma plataforma que conectou aleatoriamente usuários desconhecidos permitindo que eles se comuniquem livremente via comunicação por vídeo.

O site praticamente não tinha análogos e rapidamente se tornou super popular. Já em 2010, os maiores meios de comunicação do mundo escreveram sobre ele: Good Morning America, The New York Times e New York Magazine. E o número de visitantes costumava atingir um milhão e meio de pessoas por dia.

Obviamente, o Chatroulette rapidamente atraiu investidores e empresários de diferentes países. Mas o Andrei Ternovsky não planejava vender o site, mudar sua estrutura e, em geral, melhorá-lo radicalmente. E essa foi uma das principais razões porque a ascensão foi seguida por uma queda rápida.

Talvez a principal desvantagem do Chatroulettefoi a falta de moderação adequada. Um usuário pude ser bloqueado apenas se ele causar muitas reclamações em pouco tempo. Mas isso raramente acontecia. Geralmente, o comportamento inadequado ficava impune. E isso começou a afetar a atividade do público.

Se inicialmente a proporção de rapazes e garotas no Chatroulette era quase igual, mais tarde ficou desconfortável — 80% dos rapazes contra 20% das garotas. Além disso, uma parte bastante grande desse público era composta de exibicionistas, bots, contas falsas, transmissões de publicidade e simplesmente pessoas inadequadas.

Como resultado, o Chatroulette agora não é tão popular como costumava ser. O desenvolvedor está tentando corrigir a situação, mudando parcialmente o conceito e trabalhando cuidadosamente para melhorar o sistema de moderação. No entanto, a reputação do site já foi gravemente danificada. E é muito improvável que ele consiga recuperar sua antiga glória. A razão é simples — agora existem muitas alternativas qualitativamente diferentes do Chatroulette que oferecem muito mais opções. É para eles que querem os chamar sua atenção.

Alternativas ao Chatroulette: qual bate-papo por vídeo anônimo escolher

Os análogos do Chatroulettenão são apenas para olhar mas devem ser tentados. O serviço desse tipo não é o que era antes. Além disso, ao longo dos anos, surgiram muitas alternativas que estão a frente do site do Andrey Ternovsky. Eles são mais avançados tanto em termos de número de usuários ativos quanto em termos de funcionalidade. Oferecemos considerar alguns dos mais populares deles.

1. Omegle — um site que é considerado justamente a primeira roleta de bate-papo da história. Foi lançado seis meses antes do Chatroulette e se tornou super popular também. No entanto, os criadores do recurso olharam com mais responsabilidade para sua “criança”, adicionaram várias funções extras e se concentraram na moderação. Embora esteja longe de ser perfeita, ainda é muito melhor que a do Chatroulette. Graças a isso, o Omegle ainda é popular e o número de usuários online aqui quase sempre ultrapassa 20 mil pessoas.

2. CooMeet — o recurso perfeito para quem procura interagir com as pessoas do sexo oposto. Se você é um homem procurando para conhecer uma garota, o site o conectará apenas a garotas. Para muitos, essa é a principal vantagem do CooMeet. Além disso, existe uma excelente moderação, não há contas falsas e bots. É ideal para comunicação confortável, busca de novos conhecimentos e até mesmo seu verdadeiro amor. O site tem um período de teste grátis, após o qual você precisa pagar pelo acesso premium. Mas os recursos e ferramentas do site valem a pena.

3. Shagle — um dos bate-papos por vídeoantigos. O site está em operação desde 2010 mas apenas nos últimos anos houve um interesse particular nele. Existe uma moderação realmente escrupula, um público ativo, uma interface agradável e conveniente do próprio site. Uma vantagem muito importante do Shagle é a possibilidade de buscar interlocutores por sexo e país de residência. Agora é uma coisa mais comum mas há alguns anos atrás essa funcionalidade estava faltando na maioria das roletas de bate-papo anônimas.

4. Chatrandom — um site de chatroulette muito popular com um público ativo. Como é o caso do Omegle, sempreestãocerca de 20 mil usuários online aqui. Mas, diferentemente do último e ainda mais do Chatroulette, a funcionalidade do site é muito mais extensa. Em 2013, aqui foi introduzida a função de busca de interlocutores por sexo e geolocalização. Existem também salas temáticas para comunicação, permitindo encontrar pessoas de interesse, manter uma correspondência e buscar os usuários com quem você gostaria de se encontrar na vida real.

5. Chatspin —não apenas um site mas também um aplicativo conveniente para iOS e Android. Se você não deseja ser prendido(a) ao seu computador ou laptop e quer mais liberdade, o Chatspin é uma ótima opção. Há um filtro inteligente por sexo, a possibilidade de selecionar o local dos usuários a serem buscados, um grande conjunto de filtros artísticos para a câmera e configurações muito flexíveis.

Você pode se perguntar: “É possível usar o Chatroulette agora e valeria a pena?”. Sim, pode. O site funciona e há usuários nele. Mas esse estálonge de ser o recurso que era antes. Há chances de encontrar um interlocutor interessante mas eles são relativamente pequenos. Não há filtro por sexo ou geolocalização aqui. Mesmo o Omegle que também não pode oferecer a uma abundância de funções, tem mais opções de interação. Obviamente, você pode experimentar o Chatroulette, se quiser. Mas as alternativas quase sempre serão mais convenientes, funcionais e mais interessantes.
O artigo é baseado nas matérias da roleta de bate-papo para conversar com garotas https://coomeet.com/pt/chatroulette.

Veja também

mosquito-1

Conheça algumas particularidades do mosquito Aedes aegypti

Colunas-Montanhas2_seus-direitos

Humanização das relações no ambiente de trabalho

sapateiro sumido

Após sete dias desaparecido, homem reaparece na casa de filha

WhatsApp-Image-2021-07-30-at-09.40.42

Plantio de flores será concluído hoje ao lado da antiga estação ferroviária de Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2021-07-30-at-08.07.18

Em menos de 24 horas, Polícia Militar prende suspeito de ter matado uma mulher em Afonso Cláudio

bate-papo-mc

Merecemos a medalha de ouro? – BPM #06

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-11.08.49

Ônibus e micro-ônibus de turismo estão proibidos na Rota do Lagarto aos finais de semana e feriados

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-10.25.36

Família oferece R$ 200 de recompensa para quem achar cão desaparecido