Novo fundo vai apoiar produtores rurais impactados por desastres e intempéries

Publicado em 30/05/2021 às 13:28

Compartilhe

Um novo fundo promete trazer alívio aos produtores rurais: o Fundo de Apoio Rural (FAR), que será operacionalizado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Com ele, produtores de cidades atingidas por desastres naturais e intempéries climáticas terão acesso às linhas especiais de financiamento.

A Lei que institui o Fundo foi publicada na última quinta-feira (27), no Diário Oficial do Estado, e ainda depende de regulamentação específica. O objetivo é facilitar a concessão de crédito a pessoas físicas ou jurídicas que atuam no campo e sofrem com alguma perda ocasionada por fatos excepcionais, como uma enchente. Os produtores rurais beneficiados devem ter propriedade rural em município comprovadamente atingido por essas situações, declaradas por autoridade municipal, estadual ou por laudo técnico emitido por autoridade competente.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, destaca a importância do fundo e a união de esforços em prol do campo. “Queria agradecer ao governador Renato Casagrande, ao Bandes e à Secretaria da Fazenda pelo compromisso e apoio na criação do FAR. Esse auxílio será muito bem utilizado pelos produtores quando houver desastres naturais atingindo plantações, ou que impactam diretamente na geração de emprego e renda nos municípios. Também gostaria de agradecer aos municípios envolvidos nesse processo, disponibilizando todas as informações, além dos critérios para que pudéssemos ir atrás do apoio financeiro. Sem dúvida, o FAR vai ser fundamental na retomada da economia quando essas situações acontecerem”, disse Foletto.

Para o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, o perfil da estrutura agrária do Espírito Santo evidencia que a grande maioria das propriedades beneficiadas será de estrutura familiar ou pequena propriedade. “A maioria das propriedades rurais do Estado está na faixa de até 50 hectares e nosso objetivo é cunhar soluções criativas para fazer com o que os recursos cheguem a quem precisa empregá-los”, explica.

O FAR terá em sua composição recursos do orçamento público estadual, transferências de recursos federais ou municipais voltados para situações de emergência, além da possibilidade de doações ou convênios.

Fonte: Bandes

Veja também

desaparecidoem mf

Mãe de Marechal Floriano procura filho de 16 anos desaparecido há 3 meses

combate crimes ambientais

Operação combate crimes ambientais no entorno do Parque Estadual de Itaúnas

cafezal

Produção de café em 2024 é impactada pelo clima e totaliza 54,2 milhões de sacas

sedu inicia segunda chamada

Sedu inicia chamamento dos alunos da lista de suplência em escolas com vagas disponíveis

_d6a0218

Delegação da ONU acompanha preparativos para a COP30 em Belém

40847960702_c806f0c561_k-1

Governo do Estado inicia restauração das pinturas da Igreja Matriz de Castelo

9C638202-0D4E-4E25-9D6A-DD58AC9ADCAD-555-0000003FF49F06AF

Secti anuncia os primeiros editais do Programa Qualificar ES para 2025

{6DBA735D-CDA3-CDAA-DECB-BD12AC361A45}

Prefeitura de Alfredo Chaves concede auxílio-transporte para estudantes do município