Nova divisão distrital de Santa Teresa será apresentada à população

Publicado em 20/11/2018 às 15:45

Compartilhe

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizará, nesta quarta-feira (21), uma reunião em Santa Teresa para discutir junto à administração local sobre a nova divisão distrital do município.

Na reunião, que acontecerá no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir das 9h30, o Idaf apresentará a proposta, construída pelo Instituto em parceira com a prefeitura local, com o mapa atualizado dos distritos – o documento depois deve ser submetido à analise e aprovação dos vereadores municipais.

Anúncio

A regulamentação distrital interfere diretamente nas demandas administrativas municipais. A alocação de serviços públicos como cartórios, unidades de saúde, educação, bancos e correios são referenciadas à sede do distrito, assim como a setorização do censo populacional executado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permite ao distrito obter uma amostragem específica da estatística local, dado importante para o planejamento administrativo.

Pela nova divisão, o município passaria a contar com sete distritos: São João de Petrópolis, Santo Antônio do Canaã, Alto Santa Maria, Vinte e Cinco de Junho, Alto Caldeirão e Sede, que já existiam, e Aparecidinha, uma comunidade recém-integrada a Santa Teresa que será acrescentada na nova divisão.

Entenda

Anúncio

Desde a Constituição de 1988, a criação de distritos, que antes era responsabilidade do Estado, passou para os municípios. No entanto, apenas duas cidades capixabas fizeram leis próprias para demarcar suas áreas, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

Com a publicação da nova lei de municípios do Estado, nº 10.600/2016, a antiga lei 1.919/1964, que tratava do tema, foi integralmente revogada, ficando os municípios capixabas desprovidos de referência legal para a questão dos seus distritos.

Diante disso, o Idaf alerta aos demais municípios capixabas que a organização da sua nova divisão distrital deve ser feita o quanto antes. Os municípios podem executar o serviço por contra própria, seguindo as orientações do Instituto, ou contratar o próprio Idaf para fazer a demarcação, como fez Santa Teresa.

“Apesar de complexo, o trabalho é feito em um curto período, pois há no Instituto profissionais experientes no tema, que utilizam geotecnologias atuais para organizar os dados do mapeamento. Entre a vistoria completa e o fechamento da proposta, gastamos cerca de duas semanas para concluir tudo o serviço”, informa o subgerente de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider.

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 16.37.36

Irmãos são detidos por tráfico de drogas em bar de Marechal Floriano

capa

Escritora de Domingos Martins lança livro inspirado na trajetória de Carolina Maria de Jesus

Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão- foto- divulgação

Aulão gratuito para o Enem arrecada doações para crianças em tratamento contra o câncer em Domingos Martins

COLUNA GATRONOMIA

Bananas flambadas 

Agência Conceição_Linhares_460A1679-1 (1)

Sicoob ES ultrapassa R$ 43 bilhões em ativos e mantém liderança empresarial no Estado

Sem título

Mulher procurada pela Justiça por tráfico de drogas é presa na zona rural de Domingos Martins

proxy

Projeto de agricultores de Boa Esperança conquista Prêmio Biguá Sustentabilidade 2026

image-2-768x620

Após reclamações, coleta de lixo é retomada em Chapéu, Domingos Martins