Navio de Hong Kong faz o maior transporte de açúcar do Brasil

Publicado em 29/08/2021 às 09:37

Compartilhe

navio-de-acucar

A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, atingiu uma marca inédita ao realizar carregamento recorde em um único navio em seus 23 anos de terminal, registrando o maior transporte marítimo do Brasil em açúcar a granel. Construído em 2020, o navio graneleiro Cape Town com bandeira de Hong Kong, partiu de Santos para a China, na última semana, com mais de 108.900 mil toneladas do produto, volume suficiente para encher cerca de 2.870 caminhões.

A embarcação possui comprimento total de 254,96 metros e largura de 43,05 metros. Foram necessários três dias para carregá-lo por completo. O último recorde também aconteceu neste mês de agosto, no qual o navio Baby Hércules, com bandeira do Panamá e destino à China, embarcou com volume total de 99.593 mil toneladas. Para prestigiar esta nova marca, a saída do Cape Town do Porto de Santos foi acompanhada pelo Prefeito Rogério Santos.

Localizado na cidade de Santos, o TAC, terminal da companhia, possui capacidade para embarque de 8,4 milhões de toneladas por ano. Para armazenamento, são três galpões, totalizando 300 mil toneladas de açúcar. Além disso, a Copersucar possui outros dois terminais no interior de São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto, com capacidade de movimentação de um milhão de toneladas por ano, e São José do Rio Preto, com capacidade para 700 mil toneladas.

“Esta operação representa um marco importante para o nosso terminal, um embarque de sucesso que comprova a nossa constante melhoria e crescimento, que nos coloca em um novo patamar. Conseguimos concluí-la com segurança porque todos estavam envolvidos com empenho e a partir desta, poderemos realizar outras ações deste porte” ressalta Rodrigo Lima, gerente executivo de operações da Copersucar.

MAIS MELHORIAS – Além da saída do navio, a data marcou também o Prêmio SOU SIM, evento interno da Copersucar que reconhece os melhores kaizens – termo utilizado para determinar as melhorias realizadas no dia a dia da operação e que trazem benefícios para as atividades e processos da empresa. Os kaizens são desenvolvidos pelas equipes dos terminais de Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e dos colaboradores da Sede, durante as safras.

O evento é transmitido de maneira on-line para colaboradores e familiares. São 17 grupos divididos nas categorias, Geral e SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente). A avaliação é feita por cinco jurados e os critérios envolvem o impacto do problema, a solução proposta, os resultados obtidos, criatividade e clareza na apresentação. O prêmio abre diálogo entre as equipes, desenvolvendo uma rede de ideias e estratégias para a implementação de melhorias.

Fonte: Copersucar

Veja também

© Rafael Ribeiro/Vasco/Direitos Reservados

Série B: Vasco sai na frente nos Aflitos, mas cede empate ao Náutico

© Nicolle Mendes/Aparecidense/Direitos Reservados

Série D: Aparecidense-GO vence ABC-RN de virada e fica perto da final

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Covid-19: Brasil registra 6,2 mil novos casos e 187 óbitos

© REUTERS/Alberto Lingria/direitos reservados

Mourinho é expulso, e Roma encerra série de vitórias do líder Napoli

© Reuters/Phil Noble/Direitos Reservados

Salah marca três vezes em goleada do Liverpool sobre United por 5 a 0

101878

Auxílio Brasil já tem propaganda, mas não tem valor ou fonte de renda definidos

101876

Mercado de quentinhas sofre com inflação de alimentos e do gás de cozinha

© REUTERS/Albert Gea/Direitos reservados

Alaba marca na vitória do Real sobre Barça, o 1º clássico da temporada