Natal Luz e ruas de Marechal Floriano vazios no primeiro dia de 2019
Publicado em 01/01/2019 às 12:57


Todo o espaço onde foi instalado o projeto Natal Luz no início de dezembro em Marechal Floriano está vazio, bem como as ruas da cidade e logradouros públicos diversos. Assim se encontra a cidade onde era realizada antigamente uma das maiores festas do Estado. A maioria dos moradores hoje se diverte nas praias.
Em Marechal Floriano, o Dia da Confraternização Universal, 1º de janeiro, era motivo de muita religiosidade, degustação de comidas diferentes, celebrações religiosas, futebol, e até baile na cidade. Esta data que também é denominada como Dia da Fraternidade Universal foi instituída no Brasil por lei em 1935, pelo então presidente Getúlio Vargas.
A comemoração em Marechal Floriano era considerada como um grande motivo de visitação por parentes e amigos que residem em outras cidades. O comerciante aposentado Josely Pereira, que atualmente é morador em Vitória, afirmou que a data é muito importante por ser o primeiro dia do ano.
“Mas na ocasião da festa a população florianense recebia muitos amigos e a antiga vila florianense lotava, principalmente de pessoas moradoras na Grande Vitória que viajavam embarcados no trem da antiga Estrada de Ferro Leopoldina”, disse. Ele informou que pela manhã o trem de passageiros e cargueiro, apelidado por misto, chegava lotado e retornava somente à tarde com passageiros alegres saindo da festa.
O professor da UFES, Oberdan José Pereira comentou que após a tradicional festa ter sido encerrada, os antigos moradores deixaram de visitar a cidade no dia da Confraternização Universal. “Era uma festa e tanto com muitos atrativos, mas rever os parentes e amigos, sempre foi o mais importante”, disse.