Não há previsão para o abastecimento de água ser normalizado em Domingos Martins e Marechal Floriano

Publicado em 05/03/2020 às 20:43

Compartilhe

Moradores de Domingos Martins e Marechal Floriano estão sofrendo com falta de água desde o início desta semana. A situação se agravou depois das fortes chuvas que atingiram a região, fazendo o nível dos rios subirem e impossibilitando a captação de água para tratamento e distribuição. 

A Prefeitura de Domingos Martins e a Cesan informaram, por meio de nota, que técnicos da companhia já estão atuando para restabelecer o fornecimento nas duas cidades, porém não há previsão de data para o problema ser solucionado.

“As fortes chuvas que caíram nos últimos dias provocaram o assoreamento e a obstrução do sistema de captação de água que abastece os municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins, inclusive o distrito de Santa Isabel. Técnicos da Cesan estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de água tratada, mais ainda não há previsão para normalização”, diz a nota enviada pela Cesan.

Em Marechal Floriano, alguns bairros estão recebendo água de um caminhão-pipa para amenizar os efeitos do desabastecimento. A alternativa começou nessa quarta-feira (4). A empresa fornecedora está enviando a água tratada pelas tubulações originais já existentes nas comunidades.

Diante da situação, comerciantes estão buscando alternativas para driblar a falta de água e manter o atendimento. Willian Klein, proprietário da cafeteria Klein Sabores, na Rua de Lazer, em Domingos Martins, está usando descartáveis desde segunda-feira (2). “É o terceiro dia que estamos usando descartáveis e, até o momento, conseguimos levar. A água tem voltado e parado. Eu não estou conseguindo deixar o banheiro aberto ao público, o maior transtorno é esse”, conta Willian.

A Associação de Moradores de Campinho (AmoCampinho) já solicitou uma reunião entre a entidade e a Prefeitura para tratar do problema de forma mais ampla com a pauta do Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Domingos Martins.

O presidente da AmoCampinho, Marcos Miertschink, informou que a associação “defende a criação de um centro de tratamento e distribuição de água no município de Domingos Martins, pois a água que recebemos da empresa contratada pela Prefeitura (Cesan) vem de um centro de distribuição localizado em Marechal Floriano, que constantemente não consegue realizar uma distribuição adequada para Domingos Martins, principalmente em períodos de muita chuva ou quando são realizados eventos maiores nesta cidade, que se propõe ser turística”, disse o presidente.

Além disso, a AmoCampinho defende o cumprimento da Lei do Saneamento (Lei Municipal nº 2830/2017, baseada em lei federal), que envolve o tratamento e distribuição de água, que segundo o presidente, não vem sendo cumprida integralmente pela Prefeitura.

Desperdício

Em meio a situação de falta de água em Domingos Martins, uma cena chamou a atenção e revoltou quem passava pela praça Dr. Arthur Gerhardt, no Centro de Campinho, na tarde dessa quinta-feira (5). Moradores filmaram um cano despejando água dentro de uma caixa, esburrando e escorrendo pelo local.

Em nota, a Administração Municipal esclareceu que não se trata de água própria para o consumo. “A Prefeitura de Domingos Martins esclarece que não se trata de água da Cesan. A água em questão é retirada de um poço artesiano da prefeitura na Dr. Arthur Gerhardt não sendo, portanto, tratada para consumo humano. Além de ser utilizada para a limpeza semanal do tanque de peixes, esta água é usada no chafariz e para molhar as plantas da pracinha”.

Veja também

acidente rede eletrica

Rede elétrica volta a causar acidentes em Domingos Martins

sandra

Estudante de Marechal Floriano tem uma das maiores notas na redação do ENEM no Estado

alfredo chaves

Alfredo Chaves comemora 134 anos com programação especial

preso por ameacar a namorada

Homem é preso em flagrante por ameaçar de morte sua namorada em Marechal Floriano

namorada morta

Laudo aponta que Damiana Santos foi morta por chutes, socos, estrangulamento e marteladas

homem é preso em dm

Homem é preso com drogas e munições em Domingos Martins

aviao freepik

Estudantes da Rede Pública Estadual embarcam para o Canadá nesta sexta-feira (24)

pesticidas ufes

Pesquisa da Ufes expõe efeitos do uso de pesticidas na saúde de produtores do Espírito Santo