Mulheres marcam presença em curso de Inseminação Artificial de Bovinos

Publicado em 25/07/2021 às 10:43

Compartilhe

inceminacao-artificial-de-bovinos

As mulheres têm registrado maior presença nos cursos de Inseminação Artificial de Bovinos, realizados nas fazendas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O último curso ocorreu na Fazenda Experimental de Linhares (FEL), com oito alunos, sendo seis mulheres. A busca feminina pela capacitação reflete a maior atuação das mulheres no campo, que é incentivada pelo Instituto.

De acordo com o coordenador da Fazenda Experimental de Linhares, Tarcísio Feleti, desde o retorno da realização do curso na fazenda, em 2018, é a primeira vez que é registrado um maior quantitativo de mulheres na participação do curso. “Isso mostra que a participação feminina no campo vem aumentando, principalmente na pecuária de leite. Quando as mulheres assumem a ordenha, observamos muitos benefícios, como a melhora na qualidade sanitária do leite. A participação das mulheres nas atividades rurais está crescendo muito por conta das capacitações que elas estão buscando”, destacou.

Dos cursos realizados nas Fazendas Experimentais de Linhares e de Bananal do Norte, essa última localizada em Cachoeiro de Itapemirim, 15% dos participantes são mulheres. “São filhas de produtores rurais ou trabalhadores rurais. Acredito que elas procuram o curso na intenção de dar continuidade aos negócios da família. Mas temos também gerentes de fazendas e agricultoras que buscam o curso para atuar cada vez melhor na própria propriedade”, disse Luiza Caroline do Nascimento Viana, bolsista do projeto Bovinocultura Sustentável do Incaper.

“A participação da mulher nos diferentes espaços de produção, de economia, de tecnologia, dentre outros, que antes eram ocupados predominantemente por homens, vem aumentando nos últimos anos. Isso é resultado da luta feminista que conseguiu abrir esses espaços ao longo dos anos. O Incaper também tem contribuído para o aumento da participação das mulheres, buscando visibilidade e valorização de seu trabalho”, destacou Alessandra Silva, extensionista do Incaper.

Segundo o coordenador técnico de Produção Animal do Incaper, Bernardo Lima, o Instituto tem buscado ampliar as capacitações para esse público. “É de grande importância a participação das mulheres na atividade. Estamos realizando os cursos adotando todos os cuidados e protocolos sanitários que o momento exige, pois sabemos que a produção de leite e carne não pode parar. Observamos que é crescente a demanda do público feminino por inovações tecnológicas e novas soluções de manejo”, enfatizou.

O curso é realizado pelo Incaper, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres Inovar), com o apoio da Prefeitura de Linhares e do Sindicato Rural de Linhares. A capacitação tem 40 horas e conta com conteúdos teóricos e práticos sobre noções de anatomia e fisiologia; manuseio e cuidados com materiais e equipamentos; noções de instalações, alimentação e manejo; identificação do cio, entre outros.

Próximos cursos

O próximo curso de Inseminação Artificial de Bovinos acontecerá entre os dias 16 e 20 de agosto, na Fazenda Experimental Bananal do Norte, do Incaper, localizada em Cachoeiro de Itapemirim. O limite de participação é de seis a oito alunos por curso. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (27) 3636-9851.

Conforme a programação, novos cursos devem acontecer em setembro, outubro e novembro, nas Fazendas Experimentais de Linhares e de Cachoeiro de Itapemirim. Acesse a agenda do site do Incaper para verificar as datas dos cursos. 

Texto: Andreia Ferreira

Veja também

© Samara Miranda/Remo/Direitos Reservados

Com gol contra, Remo vence Avaí em confronto de Leões pela Série B

© Reuters/Denis Balibouse/ Direitos Reservados

Brasil recebe mais dois lotes de vacinas da Pfizer

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

CCJ da Câmara aprova admissibilidade da PEC dos Precatórios

© Gaspar Nóbrega/COB/Direitos Reservados

Brasil vence Argentina no Sul-Americano de vôlei feminino

© Bruno Haddad/Cruzeiro/Direitos reservados

Série B: VAR anula gol nos acréscimos e Cruzeiro empata com Operário

© Rafael Ribeiro/Vasco/Direitos Reservados

CRB arranca empate com o Vasco na 24ª rodada da Série B

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Decreto aumenta alíquotas do IOF para custear novo Bolsa Família

© Rovena Rosa/Agência Brasil

CoronaVac dá proteção acima de 90% a quem tem comorbidades, diz estudo