Morre o arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela

Publicado em 23/08/2022 às 16:39

Compartilhe

Morre-o-arcebispo-Dom-Luiz-Mancilha-Vilela

Texto: Julio Huber / Foto: Arquidiocese de Vitória

O arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, morreu, na tarde de hoje (23), aos 80 anos. Ele estava internado desde o dia 23 de julho, para tratar de complicações hepáticas crônicas. O arcebispo era diabético.

Dom Luiz é natural de Pouso Alto (MG). Ele nasceu em 6 de maio de 1942. Cursou ensino fundamental no Seminário Cristo Rei, em Ferras de Vasconcelos (SP), e ensino médio no Colégio Reina Pacis.

Estudou filosofia no Instituto Sagrados Corações, em Pindamonhangaba (SP), e teologia na Pontifícia Universidade de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte (MG). Também cursou Teologia da Vida Religiosa e Formação para formadores para a Vida Religiosa e Sacerdotal.

Foi ordenado padre no dia 21 de dezembro de 1968, em Belo Horizonte. Ele foi coordenador da Pastoral Vocacional na Província da Congregação dos Sagrados Corações, conselheiro provincial e superior do Seminário Sagrados Corações de Pindamonhangaba e vigário ecônomo da Igreja Santo Antônio, em Santo Antônio do Pinhal (SP).

Em 3 de dezembro de 1985, o Papa João Paulo II o nomeou bispo de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Sua ordenação episcopal ocorreu em 22 de fevereiro de 1986, pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araujo.  Ele permaneceu em Cachoeiro até 2002, quando foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Vitória. Tornou-se emérito em novembro de 2018 e permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosos.

Em nota sobre o falecimento do arcebispo, a Arquidiocese de Vitória diz: “Agradecemos a Deus a vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio. Rezamos e convidamos todos a rezarem para que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, parentes e amigos, particularmente aqueles que acompanharam dom Luiz durante a internação, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e os fiéis de toda a Arquidiocese unem-se em oração e rezam por cada um neste momento de dor”.

O governador do Estado, Renato Casagrande, publicou uma nota de pesar. “Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Dom Luiz Mancilha, arcebispo emérito de Vitória, aos 80 anos. Nossas orações estão com a família e toda a comunidade eclesiástica. Que Deus o receba com Sua mão acolhedora. Olhe por nós, Dom Luiz”. O local do velório e sepultamento serão divulgados assim que estejam definidos.

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França