Morador de Domingos Martins ajuda a preservar a memória ferroviária do país

Publicado em 02/08/2022 às 15:47

Compartilhe

Morador-de-Domingos-Martins-ajuda-a-preservar-a-memoria-ferroviaria-do-pais

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferreomodelismo, afinal, o trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, que ajuda neste momento tão delicado de pandemia pelo qual todos estão passando.

Em Domingos Martins, o músico Eden Schwambach Junior, 53 anos, está neste hobby desde 1999. “Na época havia apenas dois locais em Vitória onde se vendia caixas básicas da Frateschi e alguns poucos itens. Meu filho tinha acabado de nascer e pensei que gostaria de brincar quanto tivesse uns três anos. Porém, naquele tempo, até montar a primeira maquete com os traçados básicos e também ir descobrindo que não se tratava de brincadeira e, sim, de um lindo e fantástico hobby, fui montando aos poucos uma maquete, sempre com ele por perto observando”, contou.

Segundo Eden, foi uma forma de pai e filho sempre estarem juntos. “Foi maravilhoso vê-lo crescer e curtir junto comigo a primeira maquete. E sei que ele continuará a curtir comigo por toda a vida, é maravilhoso pôr os trens para rodar e fazer as manutenções mais simples como lubrificar as locomotivas”, afirma. A Frateschi é a única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Depois de deixar o hobby parado por um tempo, veio a pandemia, e em casa novamente, Eden sentiu vontade de rodar os trens. “Voltei a comprar alguns produtos, em lojas especializadas, e já possuo mais de 100 vagões e umas 10 locomotivas. Também curto e compro algumas customizações de amigos que conheci em grupos de ferreomodelismo. Atualmente, estou completando a coleção com várias composições, algumas mistas e outras de trens de carga e passageiros da Vale. Diariamente, estou conferindo e apreciando vagões e locomotivas ainda nas caixas, aguardando a montagem de trilhos. Pretendo iniciar uma nova maquete mais ampla nos próximos meses”, explica Schwambach. “Recomendo a todos, sem taxar idades, pois o mundo ferreomodelista cativa, ensina e alivia a alma”, conclui. 

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias praticamente deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferreomodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, diz Lucas Frateschi, diretor da empresa de trens elétricos.

Segundo ele, em tempos como estes, em que as famílias têm ficado em casa, é preciso arrumar algum hobby para distrair a mente. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Fonte: F2 Assessoria de Imprensa

Veja também

Concurso-de-Qualidade-de-Amendoas-de-Cacau-Capixaba-chega-a-etapa-de-visita-das-propriedades

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

Festa-de-Rodeio-de-Venda-Nova-do-Imigrante-tera-sorteio-de-R-100-mil-beneficente-ao-Hospital-Padre-Maximo-1

Festa de Rodeio de Venda Nova do Imigrante terá sorteio de R$ 100 mil beneficente ao Hospital Padre Máximo 

Festuris-Gramado-tera-participacao-da-Argentina-1

Festuris Gramado terá participação da Argentina

desfile-de-natal-natal-luz-gramado-3

Decoração da próxima edição do Natal Luz já toma os primeiros contornos em Gramado

Ruas-de-Marechal-Floriano-ganham-novas-placas-com-identificacoes

Ruas de Marechal Floriano ganham novas placas com identificações

Noite-Alema-sera-no-proximo-sabado-13-em-Marechal-Floriano-1

Noite Alemã será no próximo sábado (13) em Marechal Floriano

Criancas-arrombam-porta-de-escola-e-deixam-rastro-de-destruicao-em-Santa-Maria-de-Jetiba

Crianças arrombam porta de escola e deixam rastro de destruição em Santa Maria de Jetibá

Policia-interdita-fabrica-que-comercializava-cafe-irregular-no-Espirito-Santo

Polícia interdita fábrica que comercializava café irregular no Espírito Santo