Missão comercial brasileira na Arábia Saudita busca ampliar negócios do agro

Publicado em 14/11/2022 às 16:24

Compartilhe

Missao-comercial-brasileira-na-Arabia-Saudita-busca-ampliar-negocios-do-agro

Desde o início da semana passada, uma delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e empresários de vários setores do agronegócio brasileiro estão na Arábia Saudita em uma missão comercial, com o objetivo de promover networking, possibilidades de negócios e novas oportunidades para o setor, ampliando a participação brasileira nesse importante mercado árabe. 

A Missão Comercial Brasil-Arábia Saudita, que é a maior missão do agronegócio brasileiro já realizada no país, está sendo coordenada pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, em parceria com a adidância agrícola e a embaixada do Brasil em Riade. O grupo conta com mais de 30 representantes de 17 empresas dos setores de açaí, xarope de frutas, carne bovina e de aves, peixes amazônicos, arroz, café verde, soja e pulses. O papel do Mapa na missão é promover encontros entre os empresários brasileiros e interessados sauditas. 

“A missão objetiva maior participação dos produtos brasileiros no mercado saudita e diversificação na pauta exportadora que, atualmente é concentrada nas principais commodities produzidas no Brasil”, avalia o adido agrícola em Riade, Adriano Perrelli Pestana de Castro. 

O Brasil é o principal fornecedor de produtos do agronegócio para o Reino da Arábia Saudita. Em 2021, o Brasil teve participação em 9% dos produtos agropecuários importados pelo mercado saudita, seguido pela Índia com 8%, Estados Unidos 7%, Emirados Árabes Unidos com 6 % e Argentina com 5%. O Brasil lidera as exportações de carne de frango, açúcar, soja, carne bovina e mantém papel de destaque na exportação de milho, trigo e bovinos vivos, com grande possibilidade de diversificação na pauta exportadora.

Na última quinta-feira (10), foi realizada reunião com a Federação de Câmaras do Comércio Saudita (FSC), onde os empresários brasileiros apresentaram seus produtos e oportunidades de negócios. Também já foram realizadas na capital, Riade, visitas às feiras ExpoHalal e Biofach Saudi Arabia, além de reuniões com importantes grupos varejistas como Lulu Hypermarkets, Al Othaim Markets e Alemunajem. Ontem (13) ocorreram reuniões com a rede varejista Panda Hypermarket e BinDawood Market, no município de Jeddah.

Fonte: MAPA

Veja também

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano

geral-21-02-divulg-sala-empreendedor

Novos serviços da Receita Federal são implementados na Sala do Empreendedor de Marechal Floriano

turismo-21-02-setur

Setur debate avanços no projeto de turismo de cruzeiros no Espírito Santo

saude-21-02-Helio-Filho-Secom

Espírito Santo institui Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses

mundo-21-02-Thomas-White-UNRWA-via-X

Israel atacou comboio de ajuda alimentícia da ONU em Gaza