Missa em honra ao Advento e a Nossa Senhora das Graças em Marechal Floriano
Publicado em 02/12/2018 às 08:06
Setecentos católicos das 13 comunidades da Paróquia de Sant’Ana, principalmente da sede de Marechal Floriano, participaram da celebração em honra ao “Advento” que é o período que se aproxima do nascimento de Jesus – Dia de Natal – e também muitas homenagens à Nossa Senhora das Graças.
Dezesseis hinos sagrados foram cantados pelos presentes acompanhando o já tradicional grupo musical da Igreja de Sant’Ana. Durante a missa com uma hora e meia de duração, celebrada pelo pároco Marcos Brito, ele abordou com constância os assuntos relativos à Nossa Senhora das Graças e a chegada do Dia de Natal com o nascimento de Jesus.
Ao som da Ave Maria, senhoras católicas adentraram até o altar carregando uma imagem de Nossa Senhora das Graças e a Bíblia. O encontro dos católicos florianenses começou com o hino sacro “Vem Senhor, vem nos Salvar” cantado pelo grupo de músicos e por todos os ocupantes das bancadas na igreja.
Houve a entrada de quatro velas coloridas – vermelha, verde, rosa e branca – cada qual representando uma temática diferenciada em honra ao período do Advento. As velas foram depositadas no altar e a inicial, a vermelha, primeira honra ao Advento, foi acesa por um dos ministros da Igreja de Sant’Ana.
Após a leitura bíblica de hoje (02) o pároco falou extensivamente sobre o Advento e se dirigiu até o presépio existente ao lado do altar e logo após benzeu e rezou ao lado do espaço com as imagens de José e Maria e os tradicionais acompanhantes do presépio.
Frases sagradas como “Senhor meu Deus a vós elevo a minha alma” foram mencionadas pelo padre, bem como “O nascimento de Jesus é o nosso maior presente ofertado por Deus e ainda Nossa Senhora nos orienta amar, respeitar, ser fiel e compreensão a Deus”.
Para o motorista Geraldo Capelini, a celebração foi maravilhosa devido a importância que o celebrante direcionou o período de aguardo do nascimento de Jesus. “Foram palavras maravilhosas direcionadas ao Advento e em seguida as abordagens sobre Nossa Senhora”, disse.
O lavrador Carmelino Entringer, disse que, se sente à vontade e com tranquilidade de sobra durante a missa celebrada pelo padre Marcos. “Ele explicou bem em palavras simples o que significa e qual é a importância do Advento… Nossa Senhora das Graças, que foi trazida pelos ferroviários à Marechal Floriano também simboliza a paz e o amor”.