“Minha Casa, Minha Vida – Rural” ganha apoio da Prefeitura de Domingos Martins

Publicado em 15/09/2023 às 08:45

Compartilhe

minha-casa

O projeto “Minha Casa, Minha Vida – Rural” (MCMV-Rural) foi tema de uma reunião, ocorrida no gabinete do prefeito Wanzete Krüger, de Domingos Martins, com representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) da comunidade de Perobas, no distrito de Paraju.

De acordo com o presidente do MPA, Leomar Honorato Lírio, o programa foi instituído pela Medida Provisória nº 1.162, de 14 de fevereiro de 2023. Trata-se de um programa habitacional do Governo Federal, que foi recriado, reformulado e ganhou novas regras neste ano de 2023. As expectativas, segundo Leomar, são de que famílias da região rural de Domingos Martins possam ser beneficiadas

Durante a reunião, que também contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rogério Manzolli e do assessor jurídico Fernando Uliana, foi debatido como a Prefeitura pode colaborar com o programa. Entre os apoios estão a disponibilização de máquinas para a formação de platôs nos terrenos que serão construídas as moradias, a viabilização dos acessos aos locais e os processos de licenciamento ambiental dentro do que prevê a legislação e as exigências do Ministério das Cidades.

Honorato destacou a parceria da Prefeitura durante a primeira fase do MCMV e a reafirmação desse compromisso na nova etapa do programa. “Nosso objetivo é que as famílias tenham o menor custo possível e o prefeito assinalou positivamente para as demandas que trouxemos hoje”, afirmou.

O acesso à moradia e o aumento da qualidade de vida são fundamentais para o desenvolvimento rural num ambiente voltado para a agroecologia, e o MPA desenvolve um trabalho de incentivo à produção orgânica, uma demanda crescente entre os agricultores. Segundo Honorato, “se a família produz um alimento saudável (sem agrotóxicos), ela ganha saúde, não prejudica o meio ambiente e não faz o bem só para ela, mas para todos os que estão no seu entorno e para os consumidores”.

O prefeito afirmou que a população campesina e o município certamente se beneficiarão durante essa nova etapa do programa. “Quando aliados, ciência, sustentabilidade, comunidade e poder público fortalecem a agricultura familiar e a economia local, incentivam a permanência do jovem no campo, geram emprego e renda e reforçam as potencialidades e o futuro brilhante que há no campo”, afirmou.

Fonte: Asscom/PMDM

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-11-13 à(s) 15.49.09_d5956566

Festa do Café terá três dias de programação neste fim de semana em Marechal Floriano

arte e cronica

Singela despedida

voting-rights-american-election

Assessores de Biden avaliam três possíveis destinos para viagem ao Amazonas

Glowing star trails orbiting Milky Way galaxy generated by artificial intelligence

Chuva de meteoros será vista no Brasil no próximo dia 18

Tattooed roaster hand holds metal scoop with raw fresh green coffee beans above plastic basket and imported canvas bags from plantations in warehouse

Em outubro, o Brasil exportou 4,9 milhões de sacas de café

freepik (2)

Cúpula do G20 no Rio: saiba o que é o evento, quem participará e o que está previsto

dinheiro-15-12-freepik-1024x768

Copom menciona aumento de gastos públicos e reforça a necessidade de disciplina fiscal

A shot of two American or US flags on a high rise building

Plano de Deportação de Trump Pode Atingir Brasileiros; Estimativa Aponta 230 Mil Ilegais