Médico Dr. Manoel Barcelos é sepultado hoje e filha faz depoimento emocionado

Publicado em 17/09/2021 às 15:35

Compartilhe

WhatsApp-Image-2021-09-17-at-15.26.05

Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação

“Ele passou pro outro lado do caminho, num momento em que nenhum de nós esperava. Como é difícil e doloroso vivenciar este momento! Mas Deus tem um tempo de agir para curar e tirar essa dor do coração de todos nós”. Foi assim que Fernanda Lavagnoli Barcelos Dorsch, a filha do obstetra e ginecologista Manoel de Oliveira Barcelos Junior, o Dr. Manoel, iniciou seu relato emocionado sobre a morte do pai, vítima da Covid-19.

Dr. Manoel, que tinha 63 anos, estava internado em uma UTI de um hospital particular em Vitória, há duas semanas, mas morreu na tarde de ontem (16). O sepultamento será realizado na tarde desta sexta-feira (17), no cemitério Parque da Paz, na Grande Vitória, restrito a 10 pessoas da família. O caixão terá que permanecer fechado como precaução à contaminação pela Covid-19.

“Não vamos desistir do amor, nem de amar, ele não quer isso de nós. Não vamos nos entregar à dor, pois ela um dia vai passar, devagar, ao seu jeito. A memória afetiva é a casa da saudade! E é nesta casa da saudade que meu pai está e vai ficar: dentro do coração de cada um que o amava. Ele sempre foi uma pessoa alto astral, que espalhava risos por onde passava. Nunca esquecerei da sua alegria de viver. Muito carinhoso com todos os seus filhos, netos e pacientes”, descreveu a filha Fernanda, que também é médica.

Fernanda destacou que na próxima segunda-feira ela terá que trabalhar no Hospital Dr. Arthur Gerhardt, em Domingos Martins, onde por diversas vezes atuou junto com seu pai. Ela lembra que Manoel sempre foi querido por todos, e ele tinha o seu jeito especial de conversar e de dar atenção às pessoas. Ela ainda agradece o carinho de todos nesse momento de dor.

“Por isso hoje e durante todos esses dias em que ele esteve internado recebi tantas ligações e mensagens com orações e vibrações positivas. Muitos colegas ajudaram no que era possível. Gostaria de agradecer a cada um de vocês por isso e pedir que lembrem-se dele com a alegria que ele tinha de viver. Ele vai morar para sempre em nossos corações”, disse emocionada. No último ano, o médico Iran Guimarães de Azevedo, colega de profissão e que atuava ao lado de Manoel, também morreu de Covid-19.

Presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (SIMES), o médico Otto Fernando Baptista fez um relato emocionado sobre a morte do colega de trabalho e amigo. “É com muita tristeza que eu recebi essa notícia tão dura, arrebatadora, da morte do meu amigo, companheiro de mais de 30 anos como médico na Região Serrana. Tivemos a oportunidade de operarmos juntos. Manoel era um trator no trabalho”, disse.

Segundo Otto, Manoel era exemplo de um médico do Sistema Único de Saúde (SUS). “Manoel operou pelo SUS a vida inteira, consultou pelo SUS a vida inteira, fazia pré-natal e trouxe a saúde através do SUS para muita gente. Eu afirmo que ele era a maior referência de um médico dedicado às populações pobres, às populações que não têm plano de saúde e àqueles que precisam de uma cirurgia. Ele deixará um pedaço faltando na medicina da Região Serrana. É uma perda irreparável e insubstituível. Descansa em paz, meu parceiro Manoel Barcelos”, finalizou Otto.

POLÍTICA – Manoel também teve um destaque na área política em Domingos Martins, onde ele morava desde 1984. Ele foi vereador por quatro mandatos e vice-prefeito do município, entre 2013 e 2016. No último ano, Manoel ajudou a eleger a esposa, Jessica Aguiar Barcelos, como vereadora do município.

Veja também

© Rafael Ribeiro/Vasco/Direitos Reservados

Série B: Vasco sai na frente nos Aflitos, mas cede empate ao Náutico

© Nicolle Mendes/Aparecidense/Direitos Reservados

Série D: Aparecidense-GO vence ABC-RN de virada e fica perto da final

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Covid-19: Brasil registra 6,2 mil novos casos e 187 óbitos

© REUTERS/Alberto Lingria/direitos reservados

Mourinho é expulso, e Roma encerra série de vitórias do líder Napoli

© Reuters/Phil Noble/Direitos Reservados

Salah marca três vezes em goleada do Liverpool sobre United por 5 a 0

101878

Auxílio Brasil já tem propaganda, mas não tem valor ou fonte de renda definidos

101876

Mercado de quentinhas sofre com inflação de alimentos e do gás de cozinha

© REUTERS/Albert Gea/Direitos reservados

Alaba marca na vitória do Real sobre Barça, o 1º clássico da temporada