Materiais de manutenção da linha férrea sem proteção em Marechal Floriano
Publicado em 11/09/2018 às 13:52


Um grande depósito de materiais metálicos que eram utilizados para manter a linha férrea com segurança e as peças de madeira onde os trilhos são parafusados, conhecidas pelos ferroviários como “dormentes” continuam depositados, sem nenhuma proteção, ao lado da antiga estação ferroviária de Marechal Floriano. Os metálicos se encontram encobertos pela ferrugem.
Moradores desta cidade não entendem como uma ferrovia que era tão movimentada, suspende repentinamente o funcionamento do transporte de cargas pesadas do Sul do Estado para a estação de Paul, em Vila Velha, na Grande Vitória e também as viagens dos turistas de Viana para a região das montanhas do Estado.
O abandono poderá motivar a deterioração de todo o material, depositado a céu aberto, que servia para manter a linha férrea em segurança. O aposentado rural Alfredo Ribet, não concorda de forma alguma com a paralisação dos trens que antigamente saíam da capital do Estado e seguiam até o Rio de Janeiro.
“Deveria haver os transportes de turistas e das cargas pelo menos entre Vitória e Cachoeiro do Itapemirim, pela linha do trem que está em perfeito estado: a população agradeceria este retorno”, disse o agricultor aposentado.
O comerciário de Marechal Floriano, Rosilei Kiefer, afirmou que olha para a linha férrea e sente saudades ao se lembrar dos antigos trens de passageiros que pararam de funcionar há anos e deram lugar ao transporte de turistas, que produzia lucratividade ao comércio local e que também foi suspenso repentinamente.
“O trem de turismo era uma oportunidade de o morador da Grande Vitória conhecer uma região maravilhosa do Estado”, argumentou Rosilei, comentando ainda que deveriam retornar o trem de cargas, que deu lugar às carretas que lotam a Rodovia BR-262 diariamente, provocando buracos em toda a extensão da estrada federal”, disse.