Mariana D'Andrea leva prata no Mundial de halterofilismo paralímpico

Publicado em 02/12/2021 às 18:21

Compartilhe

© Reprodução/YouTube IPC/Direitos Reservados


Campeã paralímpica nos Jogos de Tóquio (Japão), Mariana D’Andrea conquistou nesta quinta-feira (2) a medalha de prata no Campeonato Mundial de halterofilismo, realizado em Tbilisi (Geórgia). Foi o primeiro pódio brasileiro na competição adulta, iniciada no último domingo (28). A página do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) transmite o evento ao vivo.

O Mundial prossegue nesta sexta-feira (3), a partir das 0h30 (horário de Brasília), com dois brasileiros disputando medalha: Ailton Bento de Souza (até 80 quilos) e Tayana Medeiros (até 86 quilos). No sábado (4) será a vez de Márcia Menezes (acima de 86 quilos), Evânio Rodrigues (até 88 quilos) e André Luís Paz (até 97 quilos). No domingo (5), o representante do país será Mateus de Assis Silva (até 107 quilos).

Mariana, que compete na categoria até 73 quilos, foi superada pela chinesa Lili Xu, segunda colocada em Tóquio. A nigeriana Kafila Almaruf ficou com o bronze. A paulista de 23 anos levantou 135 quilos, dois a menos que o resultado que lhe garantiu o ouro no Japão. Xu, porém, suportou 138 quilos (desempenho que teria feito dela campeã paralímpica). Na terceira e última tentativa, a brasileira tentou igualar os 138 quilos erguidos pela rival, mas teve o movimento invalidado.

Foi a segunda medalha de prata conquistada por Mariana em um Mundial, sendo a primeira no individual. Na edição de 2019, realizada em Nur-Sultan (Cazaquistão), ela foi vice-campeã na disputa de equipes mistas, ao lado de Bruno Carra e Evânio Rodrigues.

Edição: Fábio Lisboa

Veja também

© 01/09/2021/Rovena Rosa/Agência  Brasil

Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos

© Érico Filipe/EBC

Queiroga diz que prioridade é ampliar vacinação contra covid-19

© Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra Equador

© Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

STF determina prisão domiciliar para Roberto Jefferson

114082

Bolsonaro troca social por eleitoral no Orçamento, dizem especialistas

© Tony Heff

Surfe: Medina anuncia que não disputará 1ª etapa do Circuito Mundial

© REUTERS/Alberto Lingria/direitos reservados

Técnico Roberto Mancini convoca brasileiros para a seleção Italiana

© Matsui Mikihito/CPB/Direitos Reservados

Coluna – Pandemia ainda desafia planejamento do ciclo paralímpico