Marechal Floriano terá rota para cafés especiais lançada nesta sexta-feira (19)

Publicado em 18/11/2021 às 19:16

Compartilhe

Café Marechal Floriano

Texto: Juliano Rangel / Foto: Julio Huber

O setor cafeeiro do município de Marechal Floriano ganhará um importante incentivo para a produção e divulgação nesta sexta-feira (19), por meio do lançamento da Rota dos Cafés Especiais, que promoverá a integração de seis propriedades rurais da cafeicultura da cidade. 

Resultado de uma lei municipal aprovada em 2017, a novidade, que conta com a realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da prefeitura de Marechal Floriano, será lançada às 8 horas, na propriedade Black Tucano Coffee Roasters, na localidade de Santa Maria.

Na sequência, às 9 horas, serão iniciadas a visitas as propriedades produtoras (confira a lista abaixo) para degustação dos cafés. Por volta das 12 horas, o grupo fará uma pausa para o almoço e, às 13h15, continuará com as visitas seguindo até as dependências da Douro Cafés Especiais, em Victor Hugo.

De acordo com extensionista e coordenador do CRDR Sudoeste Serrano do Incaper, Ubaldino Saraiva, a iniciativa pode ser ampliada. “Nosso grande objetivo é iniciar com essas propriedades, mas nós temos o intuito de reunir mais agricultores e cafeicultores que tenham o interesse de estar participando desta rota. Além disso, nós queremos que, além do café, as pessoas possam conhecer outras modalidades da agroindústria de Marechal Floriano. Quem sabe no futuro, podemos estar agregando outros municípios a essa rota, como Domingos Martins e Alfredo Chaves”, explicou.

INCENTIVO PARA O TURISMO MUNICIPAL – Segundo a secretária municipal de Turismo, Maria Goretti, a iniciativa de criar essa rota é vista como uma valorização da cafeicultura local e é mais uma das diversas ações que a prefeitura tem realizado nos últimos anos como uma forma de impulsionar o turismo da cidade.

“A temática do café tem tudo a ver com o município, grande produtor de cafés de qualidade, e é um dos temas tratados com muito carinho pela pasta de Cultura e Turismo. Viabilizamos fanpress e fantour nas propriedades que já recebem o turista e aquelas que ainda não trabalham fazemos um processo de orientação para os que querem empreender no ramo do turismo. Este ano iniciamos o processo de turismo de experiência, não somente com o café, mas com as orquídeas, que é outro produto turístico importante para o município”, enfatizou a secretaria.

Ela também ressalta que as propriedades que compõem a rota poderão abrir suas portas para os visitantes. “As rotas turísticas são importantes ferramentas para se desenvolver a regionalização do turismo. Com elas, as propriedades podem trabalhar em conjunto e comercializar este roteiro de maneira mais eficiente do que se estivessem sozinhas. Todas as rotas que são criadas no município impactam positivamente o turismo, com esta não seria diferente, tendo em vista a importância do café para o impulsionamento da cadeia produtiva do turismo”, frisou Maria.

Confira a listagem das propriedades que farão parte da rota:

  • Café Black Tucano
  • Café Vale do Huber
  • Café da Gruta
  • Busato Grãos
  • Velten Coffee
  • Café Vale do Eco
  • Douro Cafés Especiais

Veja também

vacinação

Covid-19: Sexta-feira (03) é dia de vacinação sem agendamento no Centro de Domingos Martins

© Divulgação/IHF/Direitos Reservados

Handebol: em renovação, Brasil larga com vitória no Mundial feminino

© Reuters/Adnan Abidi/Direitos reservados

Jornalista diz que WTA coage Peng Shuai ao suspender torneios na China

© Reprodução/YouTube IPC/Direitos Reservados

Mariana D'Andrea leva prata no Mundial de halterofilismo paralímpico

107684

Senado aprova MP que cria o Auxílio Brasil, financiado pela PEC dos Precatórios

107682

Banco Central lança desafio para melhorar o real digital

107680

Câmara aprova PL que garante alimentação a entregadores de iFood e Rappi

107678

Senado aprova em dois turnos PEC dos Precatórios