Marechal Floriano tem o maior percentual de cobertura florestal do Estado
Publicado em 26/05/2018 às 10:51


Marechal Floriano apresentou um dado significativo em relação à quantidade de Mata Atlântica que cerca o município. É o que aponta o Atlas da Mata Atlântica do Espírito Santo, que foi lançado no mês de abril, e apresenta o município com o maior percentual do território com cobertura florestal em todo o Estado, com 45,49%.
Os dados também mostram que a Mata Atlântica está sendo recuperada no Estado. São 27.179 hectares de crescimento de 2007 a 2015, o que corresponde a mais de 0,6% do território. O cenário também mostra uma tendência de crescimento da cobertura florestal, uma vez que 6,2% do Estado – ou 285.568 hectares – encontram-se em estágio inicial de regeneração natural.
Além do município da Região Serrana, Linhares é a cidade com maior extensão territorial de Mata Atlântica, em termos absolutos, com 73.915,92 hectares – 21,16% do território do município –, o que corresponde a 10% de toda a cobertura florestal do Estado. Já Marataízes possui o menor percentual e a menor cobertura florestal em termos absolutos, com 50,51 hectares, correspondendo a 0,39% do seu território.
Com relação ao crescimento da cobertura florestal, Serra é o município que apresentou maior crescimento, saindo de 11,6% para 15,1% do seu território – ou seja, de 6.365,53 hectares em 2008 para 8.247,3 hectares em 2012 e 2013. Rio Novo do Sul foi o que apresentou maior redução de crescimento da cobertura florestal, saindo de 15% do seu território para 14%, o que, em termos absolutos, caiu de 3.060,99 hectares para 2.868,24 hectares.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, o programa Reflorestar vem sendo essencial para o fomento da cultura de recuperação florestal no Espírito Santo. “Com o Reflorestar, conseguimos construir uma política sólida de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e ainda estamos conseguindo financiar projetos e pesquisas que visam tornar contínuo o monitoramento da Mata Atlântica e o fortalecimento dos acervos de informações sobre o assunto, como a atualização da lista de espécies ameaçadas de extinção no Estado”, informou o secretário.
Segundo ele, com esse monitoramento, está sendo possível tornar toda a base de dados acessível na web para o mundo, o que também fortalece o Instituto Nacional da Mata Atlântica.
A diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Gabriela Lacerda, ressalta a importância do Reflorestar. “Os dados apresentados no Atlas indicam que o programa Reflorestar, ao estimular a adoção de práticas de uso sustentável dos solos, tem relevante papel no crescimento da cobertura florestal. No entanto, como foi possível identificar que mais da metade das áreas de floresta é constituída por pequenos fragmentos, uma possível evolução do programa Reflorestar pode incluir a intensificação de ações que promovam a ampliação da extensão de florestas contínuas”.
Atlas da Mata Atlântica do Espírito Santo
O documento reúne dados oficiais da cobertura vegetal nativa e uso da terra de todo o Estado. Ele estabelece com grau elevado de precisão tudo que ocupa o espaço geográfico de todo o Estado, seja atividade antrópica ou de cobertura natural. São 25 classes de usos do solo mapeadas em dois períodos: 2007 a 2008 e 2012 a 2015. A elaboração do Atlas foi coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), com apoio do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
O nível de detalhamento contido no Atlas é uma revolução na estatística socioeconômica do meio rural capixaba, onde é possível encontrar dados dos 78 municípios capixabas e das 12 bacias hidrográficas. Cada 0,5 hectare de floresta nativa, pasto, macega, café, dentre outras formas de usos do solo foram mapeadas nas duas séries temporais avaliadas. Além disso, a publicação irá contribuir com a agenda de restauração florestal do Estado, por meio de uma definição de linha de base e com o mapeamento da cobertura florestal, que serão importantes para acompanhar a evolução de floresta nativa do Espírito Santo.
O Atlas é um dos frutos do Programa Reflorestar, e tem como objetivo apresentar parte dos produtos gerados pelo programa, com destaque para o Mapeamento da Cobertura Vegetal Nativa e do Uso das Terras do Estado, estabelecendo uma linha de base para a realização do monitoramento dos remanescentes florestais do Espírito Santo.

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Jovem atleta de Domingos Martins busca apoio para representar o Brasil em campeonato internacional de Jiu-Jitsu na Itália
Veja também

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella
