Marechal Floriano tem 120 novas barragens e apoia construção de mais

Publicado em 31/01/2018 às 10:18

Compartilhe

Mesmo num município onde há um dos maiores índices de preservação da mata Atlântica no Espírito Santo, o risco de falta d’água é uma preocupação. Por esta razão a Prefeitura de Marechal Floriano está mobilizada para garantir que o líquido esteja disponível e supra a demanda, incluída a da produção rural, já que o setor é que mais gera renda e emprego na região.

Nos últimos dois anos foram construídas 120 barragens de pequeno porte espalhadas por propriedades rurais do município, como conta o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein. “A Prefeitura deu suporte técnico cedendo o projeto para que os produtores rurais que fizeram as barragens conseguissem o licenciamento junto ao IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES)”, explica.

Sérgio acrescenta que além do projeto necessário para a obtenção da licença, o município também dá suporte técnico para que os proprietários rurais que não tem dinheiro para executar a obra, possam pleitear recursos junto a financiadores.

Marechal Floriano tem 120 novas barragens e apoia construcao de mais 2“Hoje há duas linhas de crédito para este fim. A do Bandes (Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo) e a do Banco do Brasil”, informou Stein.

O secretário diz que desde 2016, ano em que a severa seca que atingiu o Estado se agravou, 140 produtores rurais procuraram o auxílio do município para conseguirem executar seus projetos. Como já saíram 120 barragens desse montante, a expectativa é de que nos próximos meses as 20 restantes virem realidade.

Sérgio lembra que não só Marechal é beneficiada com a medida, uma vez que o município é uma das cabeceiras da bacia do rio Jucu. “Ao termos uma política de reservar água em Marechal, ajudamos a dar mais segurança no abastecimento da Grande Vitória, atendida pelo rio Jucu. E ao garantir mais água para a nossa agricultura, também fica mais segura a produção de alimento para a Região Metropolitana, que é o principal consumidor de nossos produtos agrícolas e da avicultura”, conclui o secretário.

Veja também

juliana_martins

Família cobra agilidade em resgate de brasileira desaparecida no Monte Rinjani, na Indonésia

1312

Governo discute regulamentação do balonismo turístico após tragédia em Santa Catarina

coluna-vida-saudavel

Avanços tecnológicos revolucionam o tratamento contra a queda de cabelo

resgate de aves

Iema resgata 69 aves em criadouro clandestino em Castelo

Close-up of male hands holding fresh roasted coffee beans in his hand and showing it good quality

Rodada de negócios internacional conecta cooperativas de café brasileiras a compradores estrangeiros

segurança de autoridades

Assessoria Militar do TJES realiza instrução especializada em Segurança de Autoridades

foto SUS

Ministério da Saúde cria sala de situação para monitorar infecções por vírus respiratórios, incluindo influenza aviária

close-up-thermometer

Terceira onda de frio avança pelo Brasil e derruba temperaturas no Sudeste