Marechal Floriano se destaca no cenário educacional e é premiado com recurso federal de mais de R$ 638 mil

Publicado em 22/01/2024 às 15:08

Compartilhe

educacao-12-01-1

Marechal Floriano está entre os 28 municípios do Espírito Santo que atingiram as metas educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em 2023. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou a relação dos municípios que receberão o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), que é uma complementação para as cidades com recursos da União. Em 2024 o município irá receber R$ 638.516,30 mil reais.

O VAAR, uma iniciativa sob o guarda-chuva Fundeb, é concedido aos municípios que atingem critérios específicos de desempenho e gestão escolar estipulados pelo Ministério da Educação (MEC). Marechal Floriano foi avaliado ao final de 2023 e destacou-se entre os municípios.

No Espírito Santo, dos 78 municípios, 50 foram considerados inabilitados para receber o recurso da União. Esse complemento equivale a 1,5% do valor arrecadado para o Fundeb pelos estados, sendo de 20% do total de uma gama de impostos estaduais. O VAAR é recebido caso, nesses 20%, não se alcance o Custo Aluno Ano, calculado todo mês de dezembro por uma comissão.

Para receber o VAAR, os municípios têm que cumprir as seguintes condicionantes: redução das desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais; melhorias de aprendizagem; implementação de gestão democrática e homologação de referências curriculares alinhadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

A secretária de educação de Marechal Floriano, Édia Klippel Littig, expressou satisfação pelo resultado do trabalho da prefeitura em 2023 e agradeceu à equipe da educação do município por atenderem a todas as condicionalidades estabelecidas, as cinco no total. “Nós devemos isso a todos os profissionais que fazem com que a educação da cidade seja realmente bem feita no papel. Não só pensando na obrigatoriedade, mas também fazendo uma educação de qualidade”, afirmou a secretária Édia Klippel.

Texto: Bruno Caetano/ Foto: PMMF

Veja também

agro-22-04-freepik-cafe

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

mundo-22-04-vt-Reproducao-AFP

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance

mat-paga-22-04-mundo1

Bingo Don Bingote: Revivendo um Clássico com um Toque Moderno

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual

geral-22-04-ft-divulgacao

Donos de veículos afetados pelas chuvas em Apiacá e Mimoso do Sul não precisarão pagar IPVA e Licenciamento Anual 2024

agro-22-04-ft-favesu

Venda Nova se prepara para a 7ª edição da maior feira de avicultura e suinocultura capixaba FAVESU

brasil-22-04-fi-reprocucao-x

Supremo nega suspensão de multa do TSE a Bolsonaro

mat-paga-22-04-brasil-3

Os melhores serviços para impulsionar o Instagram: minha experiência pessoal