Marechal Floriano se destaca com bons resultados na área educacional
Publicado em 03/10/2018 às 19:42


Fruto de muito trabalho, Marechal Floriano possui um dos ensinos públicos mais bem avaliados do Estado e até do país. É o que indica o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado no último dia 03 de setembro.
Na Rede Municipal, o chamado Ensino Fundamental, Marechal aparece em 4º do ranking estadual com nota 6,7 para os anos iniciais (1º ao 5º ano). A nota do ES neste quesito foi de 5,7, que deu ao Estado a 7º colocação no país.
Já para os anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, o município alcançou a 5ª posição dentre as 78 cidades capixabas, com nota 5,7, acima da meta de 5,5. Destaque para o 5º ano, que em 10 anos, em Marechal, saltou da nota 4,8 (2007) para 6,7 (2017). Acima da meta de 6,1. Neste item o Espírito Santo ficou na 12ª colocação nacional, com nota de 4,4.
No Ensino Médio, que é da Rede Estadual, a média das escolas localizadas no município foi de 5,2. Índice que colocou Marechal, ao lado do vizinho Domingos Martins, como o mais bem avaliado do Espírito Santo. O Estado, por sua vez, obteve o primeiro lugar do país no índice, com 4,4. Ainda assim, abaixo da meta de 5,1 estabelecida pelo Ministério da Educação.
Para a secretária de educação de Marechal Floriano, Edia Klippel Littig, o bom resultado na Educação é fruto de muito trabalho e foco no ensino-aprendizagem dos alunos. “Isso com envolvimento dos funcionários da Secretaria de Educação, das escolas, professores e das famílias, que são sempre convidadas a participar das atividades nas escolas e ajudar seus filhos em casa”, pontua.
A secretária destaca ainda como fatores para o bom desempenho no Ideb a atenção com projetos de incentivo à leitura para os estudantes e capacitação dos professores e demais servidores. Para o prefeito Cacau Lorenzoni os bons índices alcançados estimulam ainda mais trabalhar por uma Educação com qualidade.
Marechal Floriano possui 16 escolas municipais, sendo onze de Ensino Fundamental (1º ano 9º ano) e cinco de Educação Infantil. O número de estudantes atendidos gira em torno de 2,8 mil. Para atendê-los, são 383 servidores, sendo 241 das equipes pedagógicas (professores e pedagogos) e 142 do administrativo e apoio. Há ainda 64 profissionais terceirizados.
O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). As informações do desempenho das redes Municipal e Estadual, inclusive Marechal Floriano, podem ser conferidas no endereço: www.qedu.org.br. Os índices se referem ao ano de 2017.