Marechal Floriano recebe o 1º Concurso de Vinhos com produtores locais

Publicado em 01/03/2024 às 15:35

Compartilhe

agro-01-03-pmmf-Jandir-Gratieri

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Jandir Gratieri

Em março acontece o 1º Concurso de Vinho de Marechal Floriano. Participam desta edição produtores que concorrem aos prêmios em duas categorias: tinto seco e tinto suave. O evento acontece no dia 18 de março às 18h30 na Câmara de Marechal Floriano, onde serão avaliados 5 quesitos que elegerão os melhores vinhos do município. 

No dia 19 de março, às 19h, acontece a Sessão Solene para homenagear a viticultura com objetivo de valorizar a contribuição da uva e do vinho na cultura e economia do município. Os Produtores de uvas no município receberão uma placa de Honra ao Mérito pelos serviços prestados.

A produção de bebidas na região das montanhas capixabas é referência na produção da bebida. Victor Hugo, um distrito de Marechal Floriano, é um dos locais em destaque na rota das principais vinícolas da região. São diversos vinhos produzidos com uvas de vários tipos reconhecidos pelo Brasil e Mundo.

Degustador apaixonado por vinhos, Jandir Gratieri foi um dos pioneiros neste formato de concurso, criado para fomentar a produção das vinícolas da região serrana do Estado. Ele conta que o objetivo sempre foi valorizar o segmento e divulgar os produtos. “Em 2006, participei do meu primeiro concurso, uma ferramenta crucial para validar a qualidade dos produtos. Agora, pela primeira vez em Marechal Floriano, realizamos uma degustação às cegas, proporcionando todas as condições adequadas”, afirmou Jandir.

Os vinhos serão avaliados por profissionais do mercado e convidados. A participação dos avaliadores é voluntária, e muitos deles participam desde as primeiras edições. O evento é aberto ao público.

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem