Máquinas apícolas são entregues aos produtores da Casa do Mel em Marechal Floriano

Publicado em 29/09/2021 às 16:59

Compartilhe

WhatsApp-Image-2021-09-29-at-13.33.08

Fotos: Kamila Friedrich

Na manhã desta quarta-feira (29), foram entregues equipamentos para auxiliar e facilitar o trabalho dos apicultores da Casa do Mel Edmundo Littig, na localidade de Boa Esperança, em Marechal Floriano.

A solicitação dos materiais foi feita ao deputado estadual Marcos Mansur, pelo vice-prefeito João Cabral Rodrigues Cancellieri e pelo técnico legislativo Vaninho Stein. Os equipamentos são de grande importância para os apicultores da região, pois aceleram o processo e garantem a qualidade do produto gerado.

Na ocasião, foram entregues dois decantadores com capacidade de 1.000 quilos cada, quatro decantadores com capacidade de 500 kg cada, três decantadores de 350 kg cada, duas centrífugas com capacidade para até 72 quadros, uma mesa desoperculadora e uma máquina desoperculadora. 

De acordo com os apicultores, os decantadores são muito importantes, pois se trata de uma estrutura que armazena o mel, onde o produto descansa, permitindo as etapas seguintes. As centrífugas são equipamentos destinados à extração de mel sem provocar danos aos favos, que, poderão desta forma, ser reaproveitados. 

A mesa desoperculadora é o equipamento utilizado para dar suporte à desoperculação dos favos de mel. Enquanto a máquina desoperculadora retira o opérculo – cera que reveste o local onde as abelhas depositam o mel -, sendo extremamente importante, pois é capaz de reduzir o desperdício no processo de extração do mel. 

Estiveram presentes o deputado estadual Marcos Mansur, o vice-prefeito João Cabral Rodrigues Cancellieri, o secretário municipal de agricultura, Sergio Stein e a subsecretária municipal de agricultura, Priscila Kiefer. 

“O objetivo do meu mandato é esse: me dedicar às famílias. O trabalho dos apicultores é muito digno e muito importante. Continuaremos ajudando e investindo em quem produz e em quem trabalha”, frisou o deputado estadual, Marcos Mansur.

“Mais um sonho sendo realizado para a comunidade de Boa Esperança, para ajudar os apicultores a realizarem um trabalho com ainda mais qualidade. Gostaria de agradecer ao prefeito Cacau Lorenzoni por fazer parte dessa conquista”, disse o vice-prefeito João Cabral Rodrigues Cancellieri.

Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich – Assessoria de Comunicação/PMMF

Veja também

113113

Investigação aponta que judeu denunciou a família de Anne Frank

113111

Técnica diz que foi orientada a aplicar vacinas que iriam vencer

© José Cruz/Agência Brasil

DF inicia vacinação itinerante de crianças contra covid-19

113107

Pacheco quer votar projeto sobre ICMS dos combustíveis em fevereiro

113105

Mulher morre ao tentar salvar cães de tsunami em Tonga

© José Cruz/Agência Brasil

Crianças sem comorbidades podem se inscrever para xepa de vacina em SP

113100

Banco do Brasil realiza leilão de imóveis a partir de R$ 13 mil

© Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Primeira fase da Copa do Brasil tem confrontos definidos por sorteio