Licença ambiental em Marechal Floriano facilita vida de empreendedor e protege natureza

Publicado em 22/10/2018 às 16:45

Compartilhe

Em dois anos, Marechal Floriano concedeu licença ambiental para cerca de 80 empreendimentos. O levantamento é da Secretaria de Meio Ambiente do município, que passou a fazer licenciamentos nesse período.

Segundo o geógrafo e agente ambiental da Secretaria, Addam Kruger, isso facilitou a vida de produtores rurais e empreendedores que não precisam mais ir à Grande Vitória, na sede dos órgãos estaduais que fazem licenciamento como Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente) e Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo), para licenciar nova atividade ou regularizar uma já em curso.

“Há também ganho na preservação, pois a atividade passa a adotar diretrizes para reduzir impactos. Mas é bom lembrar que o município licencia atividades de menor porte, como: terraplanagens; granjas para frango de postura e corte; extração mineral em pequena escala de argila, areia, cascalho e rocha para fazer paralelepípedo e outros; além de oficina mecânica e posto de gasolina. Inclusive processos que corriam no Iema para essas atividades agora são feitos aqui”, lembra.

Kruger destaca que atividades de maior porte como despolpadores, por exemplo, seguem tendo licença emitida apenas pelo Iema. Ele lembra ainda que liberação de barragem, outra demanda comum na área rural, é com o Idaf.

Segundo o geógrafo, quem quiser licenciar uma nova atividade ou regularizar uma já existente deve ir à Secretaria de Meio Ambiente para verificar o enquadramento, para saber se há dispensa ou se é preciso o licenciamento. “No 2º caso, gera uma taxa e aí é entregue a lista de documentos necessários. As informações sobre o passo a passo também estão no site da prefeitura, na aba meio ambiente”, explica. O telefone de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente é: (27) 3288-3373.

Veja também

vacinacao projeto

Projeto ‘Dose Certa’: residentes do ICEPi promovem consultas multiprofissionais para orientar uso seguro de medicamentos

café Julio Huber

Café brasileiro resiste à ameaça de tarifas de 50% dos EUA

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025

capa

Acidente com carreta mata jovem e deixa pai em estado grave na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-07-17 at 15.22.28

Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba