Levantamento de preços de produtos da agropecuária é atualizado

Publicado em 08/03/2020 às 14:54

Compartilhe

Para melhor atender às demandas de produtores rurais e da sociedade civil, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) atualizou e ampliou o Sispreço, que apresenta os preços de mais de 60 produtos da agropecuária capixaba.

De 62 produtos divulgados e coletados nos municípios do Estado onde a sua produção é mais expressiva, o número foi ampliado para 70. Foram incluídos os seguintes produtos na lista: alevinos, batata doce, mandioca de mesa, mel, milho para forragem, morango, ovo de codorna e salsa. Houve também a inclusão de mais nove municípios na pesquisa, totalizando, atualmente, 69 municípios onde as informações de preços são coletadas.

Anúncio

A equipe de socioeconomia do Incaper, responsável pela sistematização dos preços, é composta pelos pesquisadores Edileuza Galeano, Vanessa Alves, Justino Borges e Luciano Rodrigues de Oliveira, os quais contam com o apoio do bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) Danieltom Vandermas e do estagiário Kenji Ito.

“Desde o ano passado, estamos nos dedicando aos ajustes e à amplificação do Sispreço. Semanalmente, as equipes dos escritórios locais em cada município pesquisado nos encaminham uma listagem dos preços de produtos que têm uma produção mais expressiva. A metodologia da pesquisa segue um critério em que os municípios pesquisados representam, no mínimo, 60% da produção estadual”, explicou a pesquisadora Vanessa Borges.

O Incaper, que está entre as 16 instituições do país que participam do levantamento nacional de preços, envia relatórios semanais com estatísticas de preços para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados informados contribuem para balizar as políticas públicas de comercialização, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e de crédito rural no país. Segundo a pesquisadora Edileuza Galeano, “a atualização é importante no sentido de garantir que a coleta, o processamento e a divulgação das informações sejam fidedignas e reflitam a realidade dos mercados pesquisados”.

Anúncio

Todas as terças-feiras, os escritórios locais coletam os preços recebidos pelos produtores agropecuários e pescado. Os dados são enviados para os regionais do Instituto e estes, posteriormente, enviam para a Sede, onde são processados e enviados para a Conab, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais usuários. A divulgação das informações é realizada pelo site do Incaper, no link https://incaper.es.gov.br/sispreco, todas as sextas-feiras.

Veja também

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem procurado por crime cometido há 19 anos é preso por suspeita de homicídio em Domingos Martins

henrique produtor de café

Com apoio do crédito rural, cafeicultor moderniza a propriedade e amplia a produção

igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Festa dos Pais em Soído de Baixo terá missa, boi no rolete e ação solidária

WhatsApp Image 2026-07-31 at 16.17.500

Motociclista morre em acidente entre caminhões na BR 262 em Domingos Martins

posto de gasolina - magnific

Nova mistura de gasolina com 32% de etanol passa a valer a partir de 1º de agosto

Edição 2025 da Mec Show, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra

FINDES apresenta ecossistema de inteligência artificial e reforça protagonismo na Mec Show 2026

bandeira - brasil- EUA- MAGNIFC

Brasil aciona OMC e contesta tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros

dia-da-penitencia-768x432-JULIO-HUBER

Tempo muda no Espírito Santo com chegada de frente fria e previsão de pancadas de chuva