Levantamento de preços de produtos da agropecuária é atualizado

Publicado em 08/03/2020 às 14:54

Compartilhe

Para melhor atender às demandas de produtores rurais e da sociedade civil, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) atualizou e ampliou o Sispreço, que apresenta os preços de mais de 60 produtos da agropecuária capixaba.

De 62 produtos divulgados e coletados nos municípios do Estado onde a sua produção é mais expressiva, o número foi ampliado para 70. Foram incluídos os seguintes produtos na lista: alevinos, batata doce, mandioca de mesa, mel, milho para forragem, morango, ovo de codorna e salsa. Houve também a inclusão de mais nove municípios na pesquisa, totalizando, atualmente, 69 municípios onde as informações de preços são coletadas.

A equipe de socioeconomia do Incaper, responsável pela sistematização dos preços, é composta pelos pesquisadores Edileuza Galeano, Vanessa Alves, Justino Borges e Luciano Rodrigues de Oliveira, os quais contam com o apoio do bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) Danieltom Vandermas e do estagiário Kenji Ito.

“Desde o ano passado, estamos nos dedicando aos ajustes e à amplificação do Sispreço. Semanalmente, as equipes dos escritórios locais em cada município pesquisado nos encaminham uma listagem dos preços de produtos que têm uma produção mais expressiva. A metodologia da pesquisa segue um critério em que os municípios pesquisados representam, no mínimo, 60% da produção estadual”, explicou a pesquisadora Vanessa Borges.

O Incaper, que está entre as 16 instituições do país que participam do levantamento nacional de preços, envia relatórios semanais com estatísticas de preços para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados informados contribuem para balizar as políticas públicas de comercialização, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e de crédito rural no país. Segundo a pesquisadora Edileuza Galeano, “a atualização é importante no sentido de garantir que a coleta, o processamento e a divulgação das informações sejam fidedignas e reflitam a realidade dos mercados pesquisados”.

Todas as terças-feiras, os escritórios locais coletam os preços recebidos pelos produtores agropecuários e pescado. Os dados são enviados para os regionais do Instituto e estes, posteriormente, enviam para a Sede, onde são processados e enviados para a Conab, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais usuários. A divulgação das informações é realizada pelo site do Incaper, no link https://incaper.es.gov.br/sispreco, todas as sextas-feiras.

Veja também

Festuris

Nomes de peso serão os painelistas do Meeting Festuris

chuva es

Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

corpo de bombeiros

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas de combate a incêndio, ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

aedes aegypti

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya

ronan fisioterapeuta

Justiça acata pedido de cassação de diploma de prefeito eleito em Santa Maria de Jetibá

ifes onibus atolado. 11

Ônibus escolar atola e estudantes precisam empurrar veículo a caminho do IFES

Corrida DM

Corrida de rua em Domingos Martins terá percursos para crianças e adultos

Drums, cymbals, hi hat on a beautiful background in the recording Studio. Room for musicians ' rehearsals. The concept of musical creativity and show business.

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba