La Palma detecta 31 tremores nas últimas horas em área afetada pelo Cumbre Vieja

Publicado em 13/11/2021 às 13:20

Compartilhe

104962


source
 Cumbre Vieja
Reprodução

Cumbre Vieja

Mais 31 tremores de terra — incluindo um de magnitude 5 na escala Richter —foram detectados nas últimas horas em La Palma, na Espanha . O Instituto Geográfico Nacional (IGN) espanhol informou que o de maior magnitude teve o epicentro a 38 quilômetros (km) de profundidade e ocorreu às 6h52 locais em Mazo. Os valores ficaram entre 4 (amplamente observado) e 5 (forte) na escala de intensidade, indicando possibilidade de oscilação de objetos dentro de casas.

O Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) informou que o terremoto foi sentido de forma ampla na ilha, embora a medição tenha detectado magnitude local de 4,2 na escala Richter, sendo um dos mais fortes na atual reativação vulcânica.

O IGN também informou que os 31 tremores foram localizados na área afetada pela reativação do vulcão Cumbre Vieja , a maioria com epicentro a 30 km de profundidade.

A instituição acrescentou que a coluna de gás e cinzas atingiu hoje 3.100 metros na direção sudoeste.

Os porta-vozes científicos do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (Pevolca) afirmaram que são esperados movimentos sísmicos de grande magnitude e intensidade, a profundidade média entre 10 e 15 km, e maiores, superiores a 20 km

Leia Também

Na última quarta-feira (10), a lava do vulcão Cumbre Vieja voltou a alcançar as águas do Atlântico perto da praia de Los Guirres .

O choque térmico entre a lava, a uma temperatura acima de 800 graus centígrados, e o mar está provocando colunas de vapor de água com partículas de ácido clorídrico, que podem ser perigosas para a saúde nas zonas mais próximas do ponto de emissão.

Todos os bairros e casas em redor da praia de Los Guirres (leste de La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol das Canárias) foram evacuados nas últimas semanas, devido à ameaça que representava o lento avanço da lava.

O Departamento de Segurança Nacional informou que a área afetada pelo Vulcão Cumbre Vieja, que iniciou sua atividade em 19 de setembro, atinge 988,27 hectares.

* Com informações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal

Fonte: IG Mundo

Veja também

© Marcos Oliveira/Agência Senado

Senado aprova novas regras para emendas de relator

© Reuteres/Sergio Moraes/Direitos reservados

Comitê recomenda que réveillon no Rio de Janeiro seja mantido

© Bruno Corsino/ACG/Direitos Reservados

Atlético-GO derrota Bahia e se afasta do Z4 do Brasileiro

© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

SP usará vacina da Pfizer como segunda dose em quem recebeu a Janssen

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Covid-19: Brasil tem 22 milhões de casos e 614,3 mil mortes

© Guilherme Mansueto/Magnus Futsal/Direitos Reservados

LNF: Magnus supera Foz Cataratas e vai à final pelo 3º ano seguido

Café em Itarana

Polícia Militar recupera carga de café roubada em Itarana

© Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Câmara aprova medidas de transparência e teto para orçamento secreto