Inmet emite alerta de risco para chuvas intensas em SP, RJ e MG

Publicado em 09/04/2024 às 14:31

Compartilhe

geral-09-04-Reproducao-Inmet

Foto: Reprodução Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para risco de chuvas intensas em várias regiões do Brasil nesta terça-feira (09), destacando especialmente o estado de São Paulo e áreas ao sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Além disso, um alerta vermelho de ‘Grande Perigo’ foi emitido para acumulados de chuvas em Salvador (BA), enquanto partes do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás estão sob alerta de “Perigo” para chuvas intensas.

As áreas destacadas em amarelo indicam “Perigo Potencial” para chuvas intensas, enquanto as áreas em laranja representam um alerta de “Perigo”. A mancha vermelha sobre Salvador sinaliza um “Grande Perigo” em relação aos acumulados de chuva, com previsão de precipitação superior a 100 mm/dia, aumentando significativamente o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Na capital baiana, espera-se um dia “encoberto com chuva” nesta terça-feira, com rajadas moderadas de vento. Na quarta-feira (10), as chuvas devem se intensificar, com pancadas e trovoadas.

Para São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, o Inmet emitiu um alerta amarelo, indicando “Perigo Potencial” de chuvas intensas, com acumulados entre 20 e 30 mm/h e ventos de até 60 km/h. Apesar do baixo risco de ocorrências como corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores, há possibilidade de alagamentos.

Já o alerta laranja sobre o Centro-Oeste e Norte prevê chuvas de até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com riscos de falta de luz, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

No Rio de Janeiro, espera-se chuvas isoladas ao longo desta terça, com temperaturas entre 22°C e 34°C. Em Belo Horizonte (MG), apesar do tempo nublado, não há previsão de chuvas, com mínima de 16°C e máxima de 30°C.

Em São Paulo, são esperadas chuvas isoladas e pancadas, com temperaturas entre 20°C e 27°C. Em Vitória (ES), não há previsão de chuva, mas o dia deve ficar nublado, com temperaturas variando entre 24°C e 32°C.

Fonte: Portal IG

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França