Incaper vai executar nove novos projetos de extensão com investimento de R$ 700 mil

Publicado em 21/10/2025 às 08:22

Compartilhe

laranja- freepik

Foto: Freepik

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai colocar em prática nove novos projetos de extensão, com investimento total de R$ 700 mil. As iniciativas foram aprovadas no Edital Fapes nº 04/2025 – Universal Extensão III, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

As propostas, elaboradas por extensionistas e pesquisadores do Instituto, têm como foco a inovação, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida no campo. Os projetos abrangem temas estratégicos para o fortalecimento da agropecuária capixaba, com ênfase na transferência de tecnologias e na capacitação de agricultores e técnicos rurais.

Entre as ações selecionadas estão iniciativas voltadas para a eficiência hídrica e nutricional na cafeicultura, recuperação de áreas degradadas, uso sustentável de clones híbridos de café e criação de uma clínica fitossanitária para o manejo de doenças agrícolas. Também serão desenvolvidas atividades de incentivo a boas práticas na citricultura, manejo de forrageiras não convencionais para bovinos e tecnologias acessíveis para o monitoramento agroclimático.

Os projetos terão duração de 24 meses e serão executados por profissionais do Incaper em unidades localizadas nos municípios de Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim, Pinheiros e Linhares, ampliando o alcance e o impacto da extensão rural em diversas regiões do Estado.

Projetos aprovados pelo Incaper

  • ATER em rede para a multiplicação de boas práticas na citricultura do Caparaó Capixaba – Marianna Abdalla Prata Guimarães (Incaper – Jerônimo Monteiro)
  • Forrageiras arbustivo arbóreas não convencionais (FANCs) para bovinos II: estendendo horizontes – Maurício Lima Dan (Incaper – Cachoeiro de Itapemirim)
  • Catálogo de genótipos de café conilon: preservação e disseminação do conhecimento – Tafarel Victor Colodetti (Incaper – Cachoeiro de Itapemirim)
  • Tecnologia acessível para o campo: monitoramento agroclimático de baixo custo para irrigação sustentável – João Vitor Toledo (Incaper – Pinheiros)
  • Solo vivo, água protegida e propriedade produtiva: guia prático para recuperação de áreas degradadas na Bacia do Rio Doce/ES – Fillipe Vieira de Araújo (Incaper – Linhares)
  • Raízes do futuro: conscientização e formação participativa para o uso sustentável de clones híbridos de café no Espírito Santo – Marcelo Curitiba Espindula (Incaper – Linhares)
  • Eficiência hídrica e nutricional na cafeicultura da microrregião Rio Doce: capacitação para a sustentabilidade do conilon capixaba – Jéssica Broseghini Loss (Incaper – Linhares)
  • Educação fitossanitária: cacauicultura capixaba em perigo – o fungo Moniliophthora roreri, uma ameaça real! – Enilton Nascimento de Santana (Incaper – Linhares)
  • Estruturação de uma clínica fitossanitária como ferramenta para manejo de doenças em cultivos agrícolas na microrregião do Rio Doce – Lucas Fagundes da Silva (Incaper – Linhares)

Fonte: Incaper

Veja também

Coro Vox Victória

Coro Vox Victória se apresenta em Marechal Floriano e encerra temporada sobre consciência ambiental

Saúde Coletiva do Brasil

Profissionais do ICEPi apresentam trabalhos científicos no maior congresso de Saúde Coletiva do Brasil

takewondo

Sesport sedia Exame Estadual de faixa preta e dan de taekwondo

carreta de especialistas

Em nova rodada, carretas do Agora Tem Especialistas chegam a mais 15 municípios de 24 estados e o Distrito Federal

lula-conselhao-mc_abr_04122025-13

Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz

julgamento-trama-golpista-mc_abr_11092025-8

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

carros - freepik

Como escolher carros usados de forma segura em Portugal

Divulgação

Amantes do vinil terão encontro especial em Pedra Azul, neste sábado (13)