Incaper tem planejamento de ações para incentivar aumento na qualidade do café

Publicado em 21/02/2020 às 11:15

Compartilhe

O Espírito Santo é conhecido tanto pela quantidade quanto pela qualidade do café que produz. O Estado é o segundo maior produtor brasileiro, atrás apenas de Minas Gerais, que possui um território mais de dez vezes maior. E para manter a qualidade dos grãos produzidos nas propriedades rurais Capixabas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio da coordenação técnica de cafeicultura e em conjunto com a equipe de qualidade de cafés, planeja diversos eventos, cursos e ações em 2020. 

“O Espírito Santo já é conhecido mundialmente pela produtividade de café. Os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural que o Incaper desenvolve há vários anos contribuem significativamente para esse dinamismo na produção e produtividade dos cafés capixabas. Agora o Estado caminha rumo à melhoria da qualidade. Nossos cafés já são bebida superior, reconhecida e premiada internacionalmente. Nosso objetivo é não apenas manter, mas elevar a qualidade da cafeicultura capixaba”, disse Abraão Carlos Verdin Filho, pesquisador do Incaper e coordenador técnico de cafeicultura.

E justamente visando a melhoria da qualidade, a coordenação técnica de cafeicultura do Incaper traçou um planejamento de ações para 2020. Logo em abril, estão previstos treinamentos em café arábica, numa parceria do Incaper com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em maio, mês do início oficial da colheita do conilon, será realizado o já tradicional evento de lançamento da colheita do café conilon, juntamente com o 12° ano consecutivo do Noroeste Conilon.

Em agosto, além dos cursos em cafeicultura de arábica e conilon, será realizado também o IV Concurso de Qualidade e II Expoconilon. No mês seguinte, setembro, Brejetuba sedia o Simpósio de Cafés Especiais.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Novembro é um mês tradicionalmente importante para a cafeicultura capixaba por conta da realização da Semana Internacional do Café (SIC). Na última edição do evento, o conilon capixaba sagrou-se campeão, pelo segundo ano consecutivo, numa competição internacional de qualidade, a Coffee of the Year (COY). O arábica também teve excelente resultado, conquistando o segundo lugar. Essas conquistas são apenas alguns exemplos do reconhecimento da cafeicultura capixaba durante a SIC.

Ainda em novembro deve ser realizado o Congresso Brasileiro de Pesquisas de Café, com a participação direta de vários servidores do Incaper e também com publicações de vários trabalhos. O ano de 2020 termina com um Concurso Estadual de Cafés, previsto para dezembro. Outras ações de âmbito municipal estão previstas para serem realizadas ao longo do ano. Para conhece-las, acesse o calendário de eventos do Incaper.

Veja também

leilão-carro

Detran|ES promove leilão de veículos conservados e sucatas em dezembro

Marcel Carone

Ambiência para a Diversidade: A Chave para uma Educação Inclusiva

dia-de-campo-pecuaria-torneio-de-silagem-nater-coop-clube-da-bezerra-06

A silagem e a genética de alta qualidade estão revolucionando a pecuária leiteira no Espírito Santo

iceland-landscape-beautiful-waterscape

Primeiro dia sem gelo no Ártico pode ocorrer em 2027, alerta estudo

geral-30-09-ft-freepik-previsao-tempo-1024x678

Terça-feira (03) com Sol e pancada de Chuva Isolada  em todo o Espírito Santo

syria-flag-3d-rendering-flag-ghana-sun-backortund

O presidente da Síria promete recorrer à força para erradicar o “terrorismo”

man-calculating-monthly-savings

O mercado financeiro revisa para cima a projeção de inflação, de 4,63% para 4,71%

12924db9-47c1-4cb0-9bb1-893df45d2ab2

Espírito Santo registra queda nos homicídios em novembro, atingindo a menor marca desde 1996