Incaper lança orientações sobre cafeicultura sustentável para café arábica

Publicado em 30/10/2020 às 19:52

Compartilhe

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou recentemente materiais técnicos que abordam informações a respeito de práticas agrícolas para a sustentabilidade na produção de cafés arábica no Espírito Santo. Trata-se da cartilha intitulada “Cafeicultura Sustentável: Boas Práticas Agrícolas Para o Café Arábica” e do folder sobre “Boas Práticas de Produção para o Café Arábica no Espírito Santo”, disponíveis no site da Biblioteca Rui Tendinha.

A produção dos conteúdos técnicos contou com o apoio do Consórcio Pesquisa Café e com a Café das Montanhas do Espírito Santo (Brasil). A cartilha contempla as boas práticas agrícolas de campo, incluindo detalhes importantes como amostragem de solo; calagem e adubação dos cafeeiros; análise foliar; poda dos cafés; principais pragas e doenças; técnicas de conservação de solo e de água, além de renovação de lavouras. No mesmo material estão contidas informações a respeito das boas práticas durante a colheita e a pós-colheita do arábica e da análise sensorial dos cafés.

O folder, por sua vez, traz orientações como a demarcação dos talhões; amostragem de solo; tipos de calagem e adubação; poda do cafeeiro; análise foliar; e conservação de solo e da água, que são etapas fundamentais para a sustentabilidade dos cafés arábica.

A diretora técnica do Incaper, Sheila Posse, lembrou que, especificamente na cafeicultura, o Instituto tem disponibilizado tecnologias sustentáveis de produção, colheita e pós-colheita aos cafeicultores de arábica que produzem o Café das Montanhas do Espírito Santo nas regiões serrana, noroeste e Caparaó. “Isso tem proporcionado o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do café capixaba”, disse.

 

Veja também

© Samara Miranda/Remo/Direitos Reservados

Com gol contra, Remo vence Avaí em confronto de Leões pela Série B

© Reuters/Denis Balibouse/ Direitos Reservados

Brasil recebe mais dois lotes de vacinas da Pfizer

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

CCJ da Câmara aprova admissibilidade da PEC dos Precatórios

© Gaspar Nóbrega/COB/Direitos Reservados

Brasil vence Argentina no Sul-Americano de vôlei feminino

© Bruno Haddad/Cruzeiro/Direitos reservados

Série B: VAR anula gol nos acréscimos e Cruzeiro empata com Operário

© Rafael Ribeiro/Vasco/Direitos Reservados

CRB arranca empate com o Vasco na 24ª rodada da Série B

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Decreto aumenta alíquotas do IOF para custear novo Bolsa Família

© Rovena Rosa/Agência Brasil

CoronaVac dá proteção acima de 90% a quem tem comorbidades, diz estudo