Incaper lança cartilha sobre cultivares de abacateiro para diferentes altitudes no Espírito Santo

Publicado em 24/04/2023 às 08:42

Compartilhe

Incaper-lanca-cartilha-sobre-cultivares-de-abacateiro-para-diferentes-altitudes-no-Espirito-Santo

Foto: Pixabay

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está disponibilizando uma série de publicações que contemplam diversos temas relacionados à cultura do abacate. Entre elas, a cartilha mais recente intitulada “Abacateiro no Espírito Santo: Cultivares para diferentes Altitudes”, disponível na Biblioteca Rui Tendinha.

A cultura do abacate tem se destacado na região serrana do Espírito Santo, compondo o grupo de fruteiras que tem permitido a expansão da fruticultura. Acompanhamentos de lavouras de diferentes cultivares e em altitudes variadas, bem como a implantação de bancos de germoplasmas de abacateiro, têm sido realizados na pesquisa da cultura do abacateiro. Em apenas um ano, o Incaper realizou mais de 500 atendimentos, entre reuniões, excursões, visitas e outros métodos de extensão.

Dada a importância econômica da cultura do abacateiro para o Estado, além da crescente demanda por informações, a publicação traz as características das principais cultivares exploradas para plantio comercial no Estado, com suas respectivas épocas de produção em diferentes altitudes. Além disso, pesquisas apontam que a cultura do abacate está cada vez mais presente nos estados brasileiros, atingindo cerca de 16,2 mil de hectares em produção e cerca de 266,8 mil toneladas.

“Com essa expansão, surgem também as demandas por informações qualificadas em todas as fases da cadeia produtiva, de forma a permitir o planejamento da produção”, explicou o pesquisador e um dos autores da cartilha, Maurício José Fornazier.

“A publicação vem responder às perguntas frequentes de produtores e técnicos das iniciativas públicas e privadas e isso possibilitará ao agricultor familiar um melhor planejamento para sua produção”, destacou o extensionista do Incaper e também autor da cartilha, Ubaldino Saraiva.

A publicação teve o apoio técnico e financeiro da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Acesse o conteúdo: 
https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4425/1/Doc300-cultivaresdoabacateiro-Incaper.pdf

Fonte: Incaper

Veja também

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

fungo-controlador

Estudo explica como um fungo pode controlar a principal praga que afeta o cultivo de milho

aedes-aegypti

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

saude-23-02-PMDM

Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam a Domingos Martins

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

O poder da comunicação ao promover a inclusão social