Incaper e Idaf vencem “Prêmio Inoves” na categoria “Ideia”

Publicado em 09/12/2018 às 10:55

Compartilhe

O projeto “AlertGreen – Sistema de Alerta para Monitoramento de Diaforina citri, vetor do Greening”, desenvolvido numa parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), foi vencedor na categoria “Ideia” do Ciclo 2018 do Prêmio Inoves.

O prêmio é organizado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), e a relação dos vencedores foi divulgada nesta sexta-feira(07).

Segundo o engenheiro-agrônomo do Idaf em Alegre, Ringo Souza Batista, que desenvolveu a ideia juntamente com o Incaper, trata-se de um sistema para monitoramento do Greening (praga que atinge a cultura do citros), que visa manter o Estado como área livre dessa doença.

“Vencer o prêmio Inoves é uma alegria enorme, além de uma grande responsabilidade pelo trabalho que virá pela frente. Buscar projetos inovadores, com o intuito de beneficiar a sociedade é uma missão contínua do Idaf e prioridade em nossa gestão. Gostaria de parabenizar todos os servidores que participaram desse projeto”, destacou o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Segundo Ringo, a coleta dos insetos no campo e o exame laboratorial de diagnose do agente causador da doença já estão sendo realizados. Além disso, está sendo desenvolvido um protótipo do sistema para a execução da ideia, com a participação de citricultores, responsáveis técnicos e profissionais da defesa vegetal do Idaf.

Segundo o pesquisador do Incaper José Salazar Zanuncio Junior, um dos participantes do projeto, a ideia é desenvolver um aplicativo chamado “Citrus SA”, que permite que o produtor cadastre a área para monitorar o ataque dos psilídeo (transmissor da doença) na plantação. A bactéria causadora da doença interrompe a circulação, causando a morte da planta. “O próximo passo é cadastrar os produtores. Vamos orientá-los para fazerem o cadastro das propriedades no sistema e, sendo identificado o psilídeo, os técnicos farão a coleta do inseto vetor para verificar se está infectado e avaliar a necessidade de controlar o inseto”, explicou.

Premiação

Os vencedores receberão recursos de até R$ 40 mil, em uma parceria estabelecida com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), além de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger (LAB.ges), para aplicação em seu desenvolvimento.

Veja também

20240129_083052

Renda da população do Espírito Santo cresce e desigualdade atinge menor patamar em 12 anos

WhatsApp Image 2025-05-09 at 20.30.05

Pimenta-rosa capixaba entra na perfumaria internacional e fortalece cadeia produtiva da aroeira

coluna-vida-saudavel

Sou mãe de primeira viagem: como manter a mente saudável no puerpério e não surtar com a nova rotina?

Imagem do WhatsApp de 2025-05-08 à(s) 14.21.46_bf7b0525

Papa Leão XIV convoca jornalistas à defesa da paz e da liberdade de expressão

corpo_48603_20250510161401-1

Circuito do Colono é oficializado como Rota Turística Estadual

{C13A6DEA-DC33-1BDE-5352-D7DCCBC63DDE}

Alfredo Chaves segue como referência em pesquisa contra o maruim

COLUNA GATRONOMIA

Filé de tilápia na airfryer 

geral 05-09 - ft gov br - br 262

Trechos da BR-262 em Domingos Martins e Marechal Floriano terão interdições nesta segunda-feira (12)