Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf/ES para venda em todo Estado

Publicado em 01/06/2024 às 10:45

Compartilhe

Idaf

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), tem o objetivo de promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

Para incentivar a adesão de novos municípios, capacitar os SIM’s e fomentar as agroindústrias de pequeno porte, o Idaf está realizando capacitações e encontros periódicos com o público alvo. As capacitações são constantes, de modo que os municípios recebam o embasamento necessário para a implementação de suas estruturas e, posteriormente, conseguir o reconhecimento de equivalência e a adesão ao Susaf/ES.

Na última semana, aconteceu a 9ª Capacitação SIM-Susaf/ES, que abordou os temas: “Comunicação não violenta nos relacionamentos pessoais e profissionais”; “Elementos de controle na inspeção industrial e sanitária, Controle de higienização de agroindústrias”; “Aspectos gerais de contratação públicas”; e “Prevenção e controle de biofilmes nas indústrias de alimentos”.

O diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, ressalta que o trabalho desenvolvido pelo Idaf tem apresentado bons resultados. “A gerência do Idaf responsável por esse segmento está sempre atenta para oferecer o suporte necessário, a fim de fortalecer o trabalho de inspeção sanitária em todo o Estado, com foco na saúde pública e no desenvolvimento agroindustrial capixaba”, salientou.

“Já conseguimos doze municípios aderidos ao Susaf/ES, com sessenta e nove agroindústrias de pequeno porte, somando quinhentos e vinte cinco produtos com qualidade e segurança sendo ofertados à população capixaba, além de o Espírito Santo ocupar o terceiro lugar no número de produtos registrados com Selo Arte no País”, destaca Leonardo Monteiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf

Veja também

Biblioteca Angelina Lopes Tristão Domingos Martins

Palestra em Domingos Martins aborda a língua pomerana e suas variações

drone.

Curso em Linhares vai capacitar mulheres para uso de drone na agricultura

WhatsApp Image 2026-03-11 at 10.19.58

Estado recebe missão do BID para monitorar modernização do sistema penitenciário

WhatsApp Image 2026-03-11 at 17.24.35 (1)

Governo do Estado amplia inovação no campo com novos projetos para o agro capixaba

WhatsApp Image 2026-03-11 at 16.22.18 (3)

Espírito Santo premia queijarias e lança legislação para fortalecer produção artesanal

WhatsApp Image 2026-03-11 at 12.36.36 (3)

Governo do Estado realiza cerimônia de entrega de uniformes da Copa Sesport

f4425084-fbeb-4b3c-91cf-6f40b239ee30

PRF apreende cerca de 100 kg de maconha na BR-262, em Viana

4

Suspeito de tráfico que atuou como pedreiro da prefeitura é preso em Domingos Martins