Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf/ES para venda em todo Estado

Publicado em 01/06/2024 às 10:45

Compartilhe

Idaf

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), tem o objetivo de promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

Para incentivar a adesão de novos municípios, capacitar os SIM’s e fomentar as agroindústrias de pequeno porte, o Idaf está realizando capacitações e encontros periódicos com o público alvo. As capacitações são constantes, de modo que os municípios recebam o embasamento necessário para a implementação de suas estruturas e, posteriormente, conseguir o reconhecimento de equivalência e a adesão ao Susaf/ES.

Na última semana, aconteceu a 9ª Capacitação SIM-Susaf/ES, que abordou os temas: “Comunicação não violenta nos relacionamentos pessoais e profissionais”; “Elementos de controle na inspeção industrial e sanitária, Controle de higienização de agroindústrias”; “Aspectos gerais de contratação públicas”; e “Prevenção e controle de biofilmes nas indústrias de alimentos”.

O diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, ressalta que o trabalho desenvolvido pelo Idaf tem apresentado bons resultados. “A gerência do Idaf responsável por esse segmento está sempre atenta para oferecer o suporte necessário, a fim de fortalecer o trabalho de inspeção sanitária em todo o Estado, com foco na saúde pública e no desenvolvimento agroindustrial capixaba”, salientou.

“Já conseguimos doze municípios aderidos ao Susaf/ES, com sessenta e nove agroindústrias de pequeno porte, somando quinhentos e vinte cinco produtos com qualidade e segurança sendo ofertados à população capixaba, além de o Espírito Santo ocupar o terceiro lugar no número de produtos registrados com Selo Arte no País”, destaca Leonardo Monteiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf

Veja também

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo