Havaí: Moradores se lançam no oceano para escapar de incêndios

Publicado em 10/08/2023 às 09:44

Compartilhe

incendio-no-havai

Foto: Zeke Kalua

Uma série de incêndios florestais tem atingido algumas ilhas do arquipélago do Havaí, nos EUA. As queimadas são causadas pela onda de calor que atinge o hemisfério norte após a passagem do furacão Dora.

A Ilha de Maui é a localidade com a situação mais alarmante. Os incêndios geraram um nível alto de pânico nas pessoas, que, segundo a imprensa local, se jogavam ao mar para fugir das chamas. O 911 — a linha de emergência norte-americana — acabou ficando fora do ar durante um período, o que impossibilitou os registros dos possíveis incidentes.

À CNN local na manhã desta quarta-feira (09), a vice-governadora do Havaí, Sylvia Luke, informou o corte que ocorreu no sinal do 911, além das linhas telefônicas, e levantou que os hospitais de “Maui está sobrecarregado com pacientes queimados e pessoas sofrendo com a inalação da fumaça”.

Na ilha, os bombeiros atuam em duas principais regiões: no destino turístico no oeste e em uma região montanhosa no interior. O corpo de bombeiros diz que ainda não foi possível calcular o tamanho do fenômeno nem a quantidade de prédios que foram atingidos pelo fogo.

Os grupos de resgates visualizaram estradas bloqueadas por árvores caídas, além de registrarem cerca de 14 mil pessoas sem energia elétrica. A porta-voz do condado de Maui, Mahina Martin disse que “vários incêndios e múltiplas evacuações em diferentes áreas do distrito” são os fatores para considerar este “um dos dias mais desafiadores”.

Além disso, em alguns vídeos gravados pelos drones de Clint Hansen, um morador da região, mostra a situação dos incêndios no norte de Kihei. Segundo ele, é possível ver as pessoas pulando no oceano tentando fugir das chamas. Elas teriam sido resgatadas pela Guarda Costeira, mas Hansen afirma que “os proprietários de embarcações estão sendo solicitados a ajudar no resgate das pessoas”. Ele é categórico em chamar a situação de “apocalíptica”.

A Guarda Costeira informou que os moradores estão sendo transferidos para áreas seguras e disse que o fogo já se espalhou em Lahaina, é popularmente visitada por turistas. 

Fonte: Portal IG

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França