Guia de café é lançado em português

Publicado em 07/12/2022 às 15:51

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O Guia do Café do International Trade Centre é a fonte prática mais abrangente do mundo para o comércio internacional de café – uma ferramenta prática para produtores, exportadores e outros interessados ​​na cadeia de valor.

A quarta edição inclui as tendências da última década, especialmente para qualidade, digitalização, mudança climática, finanças e risco e preferências do consumidor. Agora também está disponível em português (ao lado de inglês, francês, espanhol). A tradução homenageia todas as partes interessadas do setor cafeeiro em todos os países que desejam aprender e desenvolver seus conhecimentos nesse ambiente.

Globalmente acessível on-line e gratuito, o Guia do Café baseia-se na colaboração com mais de 70 especialistas e organizações da indústria cafeeira de todo o mundo, da semente à xícara, para traçar um caminho rumo a um futuro mais sustentável para a indústria.  

A edição em português foi lançada impressa através da iniciativa Alliances for Action do International Trade Centre na Semana Internacional do Café, Semana Internacional do Café (SIC) em Belo Horizonte, Brasil, com 20.000 participantes. O International Trade Center lançou a versão online da tradução para uma audiência global na 10ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da OACPS em Luanda, Angola.

“Chegou a hora de a indústria se recuperar melhor, mas com os alicerces certos”, diz Pamela Coke-Hamilton, Diretora Executiva do International Trade Center. “A renda da fazenda deve crescer de forma sustentável para garantir o futuro da indústria cafeeira. Parcerias público-privadas, alianças entre operadores da cadeia de suprimentos e políticas também são instrumentais para conduzi-lo a uma mudança generalizada. Este guia é um passo para fornecer informações sobre como tornar isso possível.”

O Guia do Café é uma das ferramentas engajadas, juntamente com projetos e programas do setor cafeeiro que atuam no apoio aos produtores de café e às micro, pequenas e médias empresas da América Latina e do mundo.

O guia explora a importância da agregação de valor na origem, mudando a dinâmica do consumo, do comércio Sul-Sul e apoiando o desenvolvimento do consumo de café nos países produtores, onde muitas vezes ainda é baixo.

A tradução foi facilitada graças à CLAC e à Organização Internacional do Café (OIC). A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) foi outro importante colaborador e defensor do guia.

Construindo parcerias em todo o mundo

O programa Alianças para Ação do Centro de Comércio Internacional, por meio de sua parceria com a CLAC, a OIC e outros parceiros importantes da indústria, está trabalhando ativamente para preencher a lacuna de disseminação de conhecimento entre países desenvolvidos e em desenvolvimento (muitas vezes produtores de café).

Juntamente com a ITC, eles estão implementando o concurso de qualidade do café Fairtrade ‘Golden Cup’. Em 13 países, os produtores de café Fairtrade competem para ver quem tem o café da mais alta qualidade. Em um ambiente amigável, a competição permite que os produtores de cada país compartilhem seus melhores cafés, troquem informações e conheçam mais sobre a qualidade do café. Ele se concentra na promoção de agregação de valor no país e no desenvolvimento da competitividade nos mercados globais.

Fonte: International Trade Centre

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