Granjas de Santa Maria de Jetibá continuam sem energia elétrica desde o temporal do último sábado

Publicado em 30/10/2018 às 19:00

Compartilhe

As fortes chuvas que atingiram grande parte do Espírito Santo nos últimos dias ainda continuam causando prejuízos em alguns municípios da Região Serrana. É o caso da cidade de Santa Maria de Jetibá, em que algumas granjas estão sem energia elétrica desde o último sábado (27).

Na cidade, moradores relatam que tiveram suas casas destelhadas e a situação se repetiu em algumas granjas, que desde as 19 horas do último sábado (27) estão sem poder funcionar por conta da falta de energia elétrica.

Granjas de Santa Maria de Jetibá continuam sem energia elétrica desde o temporal do último sábadoEm entrevista ao portal Gazeta Online, o diretor executivo das Associações dos Avicultores e Suinocultores do Espírito Santo (Aves e Ases), Nélio Hand, falou sobre as perdas materiais e a falta de luz nas granjas. “O grande problema está sendo a falta de energia. Estamos trabalhando em contato direto com a EDP, porque isso pode provocar a falta de ração nas granjas”, contou Hand.

Ele também destacou que não existem relatos de falta de ração, mas que a situação pode ser tornar mais complicada caso o restabelecimento da energia demore mais alguns dias para ocorrer. “Não foi só em Santa Maria, mas no Sul do Estado também houve prejuízos. A princípio não há relatos de falta de ração, mas há o risco se a energia não for retomada. A partir de hoje (30), isso começa a ser uma preocupação”, ressaltou o diretor executivo Aves.

Proprietária de uma granja na cidade, Michelle Borchardt conta os prejuízos que teve e destaca que sua empresa só está funcionando por conta de um gerador. “Nossa granja está funcionando, pois temos gerador. Só algumas telhas foram arrancadas, graças a Deus. Mas colegas tiveram perdas de produção. A gente precisa de energia para tudo. A maioria das granjas é automatizada”, conta Michelle Borchardt.

Granjas de Santa Maria de Jetibá continuam sem energia elétrica desde o temporal do último sábado 3Ela também falou sobre a queda da produção dos últimos dias. “O ovo tem tamanho, são classificados conforme a idade da galinha. Pode acontecer do ovo diminuir de tamanho se a galinha ficar sem água e alimento. É um prejuízo muito grande para o produtor. Já estamos acumulando altos prejuízos com o preço do ovo em baixa, imagina os demais colegas que estão sem energia ainda. Muito triste a realidade”, explicou a produtora

Procurada pelo portal Gazeta Online, a EDP respondeu a demanda por meio de uma nota. Confira a resposta completa:

“Em razão do temporal, com ventos que chegaram a 80 km/h e grande número de descargas atmosféricas, além de forte chuva, que atingiu o município de Santa Maria de Jetibá, Região Serrana do Estado, no final da tarde de sábado, dia 27, a EDP informa mantém o efetivo de atendimento reforçado trabalhando na recomposição da rede elétrica e normalização do fornecimento de energia que, nesse momento, afeta pontualmente alguns clientes, áreas isoladas e de difícil acesso.

A Distribuidora esclarece ainda que a rede elétrica da região sofreu diversos danos externos, sendo afetada com a queda de árvores, telhas e placas sobre a fiação, que causou a quebra de postes e avarias em transformadores, além do rompimento de cabos. Em áreas rurais, as equipes técnicas encontram dificuldade de acesso com vias bloqueadas por árvores e desabamentos de terras. Além disso, priorizou o atendimento aos serviços públicos essenciais.

A concessionária informa que a rede elétrica aérea está sujeita a uma série de fatores externos como chuvas, descargas atmosféricas, vendavais e queda de objetos e árvores. Diante das características de tais ocorrências, a Distribuidora esclarece que o tempo para normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema e muitas ocorrências são normalizadas automaticamente por meio do sistema de automação da rede elétrica.

Veja também

acidente rede eletrica

Rede elétrica volta a causar acidentes em Domingos Martins

sandra

Estudante de Marechal Floriano tem uma das maiores notas na redação do ENEM no Estado

alfredo chaves

Alfredo Chaves comemora 134 anos com programação especial

preso por ameacar a namorada

Homem é preso em flagrante por ameaçar de morte sua namorada em Marechal Floriano

namorada morta

Laudo aponta que Damiana Santos foi morta por chutes, socos, estrangulamento e marteladas

homem é preso em dm

Homem é preso com drogas e munições em Domingos Martins

aviao freepik

Estudantes da Rede Pública Estadual embarcam para o Canadá nesta sexta-feira (24)

pesticidas ufes

Pesquisa da Ufes expõe efeitos do uso de pesticidas na saúde de produtores do Espírito Santo