Governo do Estado vai repassar verba para estruturação dos polos da UniversidadES

Publicado em 23/02/2022 às 09:05

Compartilhe

Governo-do-Estado-vai-repas

Fonte: Governo ES

Os polos presenciais da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), que integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, receberão apoio financeiro do Governo do Espírito Santo para a devida estruturação das unidades. O investimento é da ordem de R$ 4,05 milhões, sendo R$ 150 mil para cada polo.

Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEADM), denominado Fundo CIDADES e destinam-se, exclusivamente, ao custeio para a aquisição de equipamentos, recursos tecnológicos e mobiliários para os polos que receberão cursos no âmbito da UnAC, do Sistema UniversidadES. O repasse será regulamentado por portaria própria.

“Este é mais um passo importante na estruturação da UniversidadES: equipar esses polos para que eles possam receber os alunos dos cursos de pós-graduação e graduação, da nossa Universidade Aberta Capixaba. Esta é uma decisão política importante do governador Renato Casagrande e um investimento fundamental para que a gente possa fortalecer a nossa universidade estadual e qualificar os capixabas”, destacou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

A UnAC vai funcionar em formato híbrido, por meio do Ensino a Distância (EaD) e da utilização dos polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB), com vagas em cursos de graduação e pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento, em polos presenciais espalhados por todo o Espírito Santo.

A Universidade Aberta Capixaba está sendo implantada em regime de colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e as prefeituras responsáveis pelos polos.

Ainda no âmbito da estruturação dos polos, também estão sendo selecionados professores mediadores e tutores. As seleções são conduzidas pelas instituições parceiras. No site do Sistema UniversidadES, é possível consultar os editais em andamento (www.universidades.es.gov.br).

O Ifes e a Ufes já divulgaram, respectivamente, oportunidades para cadastro de reserva de professor mediador, mediador presencial e para provimento de vagas existentes, além de formação de cadastro de reserva para o Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, na modalidade a distância.

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto Nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. O foco dos cursos será nas áreas STEAM- do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16). 

Veja também

Boatos-sobre-o-fechamento-do-hospital-de-Domingos-Martins-se-espalham-apos-afastamento-de-interventor

Boatos sobre o fechamento do hospital de Domingos Martins se espalham após afastamento de interventor

Sistema-de-fornecimento-de-agua-tratada-com-defeito-sera-reparado-em-Marechal-Floriano-1

Sistema de fornecimento de água tratada com defeito será reparado em Marechal Floriano

Conheca-os-trabalhos-cientificos-vencedores-da-6a-Favesu

Conheça os trabalhos científicos vencedores da 6ª Favesu

Novos-empreendimentos-e-produtores-poderao-fazer-parte-do-e-book-Cafes-Especiais-Capixabas

Novos empreendimentos e produtores poderão fazer parte do e-book Cafés Especiais Capixabas

MEIs-com-novo-prazo-para-entrega-da-declaracao-anual

MEIs com novo prazo para entrega da declaração anual

Acidente-entre-moto-e-carro-deixa-um-ferido-em-Marechal-Floriano-1

Acidente entre moto e carro deixa um ferido em Marechal Floriano

Continua-o-trabalho-de-pintura-em-ruas-de-Marechal-Floriano-1

Continua o trabalho de pintura em ruas de Marechal Floriano

Operacao-da-Policia-Ambiental-identifica-crimes-ambientais-em-Santa-Teresa-1

Operação da Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Santa Teresa